Programa Embarque na Leitura está próximo da marca de 500 mil livros emprestados

Objetivo é incentivar e disseminar o hábito da leitura entre os 5,8 milhões de usuários que diariamente passam pela rede metro-ferroviária

dom, 27/06/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Os mais de 45 mil usuários do Metrô e da CPTM, cadastrados no programa Embarque na Leitura, já pegaram emprestados 470,8 mil livros desde setembro de 2004, quando a primeira biblioteca foi inaugurada na estação Paraíso do Metrô (Linha 1-Azul). O projeto tem como objetivo incentivar e disseminar o hábito da leitura entre os 5,8 milhões de usuários que diariamente passam pela rede metro-ferroviária.

São seis bibliotecas que emprestam livros de graça para o público, nas estações Paraíso, Tatuapé, Luz, Largo Treze e Santa Cecília (Metrô) e Brás (CPTM). A campeã em número de associados (19 mil) e livros retirados (190 mil) é Paraíso, seguida por Tatuapé, com 10 mil sócios e 113 mil livros emprestados.

Juntas, elas reúnem quase 24 mil títulos entre romances, histórias infantis, policiais, infanto-juvenis e de autoajuda, entre outros. O procedimento para o empréstimo dos livros é o seguinte: o interessado deve apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) e foto 3X4. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável.

O usuário cadastrado pode retirar um livro por vez. O empréstimo pode ser feito de segunda à sexta-feira, das 11 às 20 horas. Os livros devem ser devolvidos em dez dias em qualquer horário, na caixa coletora localizada na lateral ou nos balcões das bibliotecas, durante o horário de funcionamento. Os livros só podem ser devolvidos na mesma unidade em que foram retirados.

Entre os títulos mais retirados estão A menina que roubava livros, de Markus Zusak; Fortaleza Digital e Anjos e Demônios, de Dan Brown; e O caçador de pipas, de Khaled Hosseini. Além do empréstimo de livros, as bibliotecas “Embarque na Leitura” contam com uma agenda de atividades ligadas à literatura, como tarde de autógrafos, conversa com escritores, contadores de história e distribuição de livros.

As bibliotecas “Embarque na Leitura” contam com apoio do Ministério da Cultura e execução e gerenciamento do Instituto Brasil Leitor.

Da CPTM e do Metrô