Programa Dose Certa agora é ecológico

Remédios passaram a ser entregues gratuitamente à população em sacolas recicláveis com tempo de decomposição 133 vezes menor que as tradicionais

qua, 14/07/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Os medicamentos oferecidos à população pelas 21 unidades da Farmácia Dose Certa, da Secretaria da Saúde, na capital paulista e região metropolitana agora estão sendo entregues em sacolas ecológicas. O novo tipo de material utiliza plástico reciclado, que tem tempo de decomposição 133 vezes menor do que as sacolas comuns. O material utilizado é o d2w, uma substância que adicionada ao plástico reduz sua decomposição na natureza de 200 anos para 18 meses.

A idéia de desenvolver essa nova sacola surgiu de uma demanda da Ouvidoria da Fundação para o Remédio Popular (Furp), órgão da Secretaria responsável pelas Farmácias Dose Certa, que registrou alguns questionamentos sobre a utilização das sacolas plásticas convencionais que agridem o meio ambiente.

Assim, foram feitas pesquisas e estudos e após várias opções como papel, papel reciclado, tecido e estopa, entre outros. A utilização do d2w foi avaliada como a mais viável e eficaz.

“Esta é uma iniciativa que vem ao encontro da preocupação mundial em torno do meio ambiente. Com as novas sacolas ecológicas o Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo garante medicamentos de graça à população com a necessária dose de preservação ambiental”, afirma o superintendente da Furp, Rubens Scaff.

Conheça as principais características e vantagens das novas sacolas da Farmácia Dose Certa:

São confeccionadas com plástico reciclado o que garante reaproveitamento do material que estaria poluindo o ambiente.

Oxi-biodegradável – quando for descartada causará menos impacto no meio ambiente, devido à decomposição acelerada.

Frases educativas no verso – ação de conscientização do usuário quanto à importância da preservação ambiental.

Armazenamento e prazo de validade – o material precisa ser mantido em local seco, sem luz solar direta e temperatura menor de 29º C. Além disso, a sacola passa a ter prazo de validade, que estará sempre no rodapé do verso.

Farmácia Dose Certa

Criadas para ampliar o acesso da população do município de São Paulo aos medicamentos do Programa Dose Certa, as Farmácias Dose Certa já dispensaram mais de 146 milhões de unidades farmacêuticas (dados de fevereiro/2010).

Nas 20 unidades das farmácias na Ccpital, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso (estações do Metrô, da CPTM, de ônibus, hospitais e ambulatórios), são distribuídos gratuitamente cerca de 67 tipos de produtos. As unidades são da Secretaria da Saúde e operacionalizadas pela Fundação. Ainda há uma farmácia localizada no município de Cotia e que beneficia mais de 40 mil moradores da região e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cada unidade conta com um farmacêutico e uma equipe de atendentes treinados para orientar os usuários sobre o uso correto de medicamentos. As Farmácias Dose Certa dispensam medicamentos gratuitamente para a população, mediante apresentação da receita médica emitida pelo SUS.

Da Secretaria da Saúde