Programa Domingo na Dona Yayá tem poesia, música, contos e cantigas

Espetáculos, com entrada gratuita, são sempre aos domingos, às 11 horas

qui, 01/03/2007 - 13h50 | Do Portal do Governo

Música, contos e cantigas, recitais de poesia são alguns dos espetáculos que contemplam a programação do mês de março, na Casa da Dona Yayá. No dia 4, o Grupo Cochichando faz sua apresentação com a proposta de reinterpretar, de forma criativa e original, clássicos do choro. Formado por André Hosoi (bandolim), João Poleto (sax e flauta), Ildo Silva (cavaquinho), Paulo Ramos (violão sete cordas) e Ricardo Valvarde (pandeiro), o grupo parte da improvisação e influência de outras linguagens musicais, passando pelo jazz, bossa nova, samba, até chegar no rock, presentes nos arranjos e na execução dos instrumentistas. Fundado em 2001, o Cochichando inclui no repertório Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Esmeraldino Sales, Paulinho da Viola, Ernesto Nazareth e Abel Ferreira, além de composições inéditas de André Hosoi e João Poleto.

No dia 11, com o recital Versos na Bagagem, poesias de Adélia Prado, o público é convidado a adentrar o universo feminino. No roteiro, a nostalgia das comadres se visitando, das pessoas tomando a fresca nas tardes de domingo, a presença forte da mulher, os laços maternos, o apelo à vida e ao amor. Com a dramatização da atriz Lucélia Machiaveli, o espetáculo tem a característica de trazer à memória doces momentos, instantes de saudade, situações profundamente humanas, às quais a mulher se expõe. Na obra aparece a figura de uma criança, Anjo de Maio; da fazedora de milagres, e Dona Doida – fortalecida no combate frontal com o marido infiel e a busca do pai e da mãe levados do convívio para outras terras perdidas.

No dia 18, o Caviars Blues Band se apresenta com um repertório variado, que procura mesclar clássicos do blues dos anos 40 e 50 com pitadas de rock e funk. O show ganha um tom dançante e eletrizante, com a releitura de Otis Rush, Jimmy Rodgers, Ronnie Earl, B.B. King e Robben Ford. Estão no repertório músicas como: All your love (Otis Rush), Start it up (Robben Ford), Riding with the king (B.B. King), Wish you could see me now (Ronnie Earl) e Walking by myself (Jimmy Rodgers).

Formado pelos músicos Guappo (gaita e voz), Alaor Neves (bateria), Xilo (guitarra) e Ney Haddad (baixo), o grupo Caviars Blues Band apresenta um show de blues moderno, sucesso no Bourbon Street e em outras casas de São Paulo e do Brasil.

No dia 25, em Contos e Cantigas, a Companhia Rodamoinho, composta por Fabiano Assis e Renata Flaiban, apresenta as histórias Pedro Malasartes, O Jabuti e o Jacaré. A apresentação é recheada de trava-línguas e adivinhas musicadas, utilizando elementos teatrais e musicais. O espetáculo começa e termina com cortejos inspirados em festas populares brasileiras.

Exposições – Também estão programadas para março duas exposições: Figura: Presença e Permanência, de Paulo Penna, e Deslocamentos, de Elisabete Savioli.

Os artistas plásticos expõem trabalhos desenvolvidos no mestrado em Poéticas Visuais da Escola de Comunicação e Artes da USP, sob orientação do professor Marco Francesco Buti. Entre os dias 11 de março e 1

o

de abril, entra em cartaz Figura: Presença e Permanência. A exposição é composta de desenhos, xilogravuras e gravuras em metal que buscam trabalhar a construção da figura humana por meios gráficos. Entre 15 de abril e 6 de maio, será apresentada ao público a exposição de fotografias Deslocamentos. A artista exercita a percepção do ambiente, explorando as possibilidades existentes na relação entre fotografia e espaço.

As exposições, com entrada franca, estão abertas de domingo a sexta-feira, das 10 às 16 horas.

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

Domingo na Yayá

Às 11 horas, com entrada gratuita.

Centro de Preservação Cultural – Casa da Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista

Informações pelo telefone (11)3106-3562 ou no site www.usp.br/cpc