Programa do Estado vai qualificar 180 mil trabalhadores

Lançado nesta segunda-feira, 23, o PEQ é uma parceria entre Secretaria do Emprego e do Centro Paula Souza

seg, 23/06/2008 - 19h36 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo lançou na tarde desta segunda-feira, 23, o Programa Estadual de Qualificação (PEQ), uma parceria entre a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e o Centro Paula Souza. Com objetivo de qualificar e requalificar o trabalhador paulista desempregado para aumentar sua empregabilidade, o programa formará 180 mil trabalhadores até 2010, com investimento aproximado de R$ 180 milhões. “Desde o início desta gestão, foram traçadas diretrizes de ação para a Sert, determinando as principais ações para as quais ela deveria estar voltada. E a  primeira delas é a qualificação profissional, ou seja,  a educação para o trabalho”, afirmou Guilherme Afif, secretário de Emprego e Relações do Trabalho.

O governador José Serra destacou os pontos essenciais do PEQ. O primeiro foi o Diagnóstico da Qualificação Profissional, feito para embasar as ações do governo nessa área. “Esse levantamento foi fundamental para o programa”, disse Serra. “O segundo ponto é a técnica empregada nos cursos que serão presenciais e utilizarão recursos multimídia, além das entidades altamente qualificadas”, descreveu o governador. Em terceiro lugar, Serra citou o público alvo que está muito bem definido: pessoas de 30 a 59 anos que têm mais dificuldade para se colocar no mercado de trabalho. Destacou também as parcerias com todas as entidades que podem contribuir efetivamente com o trabalho de qualificação. Chamou ainda a atenção para o número expressivo de pessoas atendidas e o valor que o Estado está canalizando para o programa.

Os cursos

Previsto para começar no dia 15 de julho, o PEQ é constituído por cursos gratuitos que abordarão habilidades específicas e também matérias de reforço do ensino fundamental como português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania.

Cursos nas áreas de gestão e serviços, casa e construção e hotelaria serão distribuídos de acordo com as necessidades de cada região. No auge da capacidade produtiva, o público alvo passa por um grave problema: a falta do ensino básico. “Mais de 50% desse público não terminou o ensino fundamental, o que dificulta a recolocação no mercado de trabalho. “Agora, a qualificação no Estado de São Paulo tem foco”, disse Afif.

Os cursos serão estruturados em dois módulos: Habilidades Gerais e Específicas. O primeiro foca o desenvolvimento da capacidade de comunicação, de elaboração crítica e principalmente do reforço do ensino fundamental como português, matemática e conhecimentos gerais. Já o segundo compreende aulas teóricas e práticas voltadas para o mercado de trabalho com aulas sobre diversas profissões. “O diferencial deste programa é o que chamamos de ‘volta à escola’. Trata-se da oportunidade de reforçar aquilo que esta geração não teve: o acesso ao ensino fundamental”, falou o secretário.

Parceiros

A qualificação dos trabalhadores será feita por instituições conceituadas e especializadas em educação profissional como o Centro Paula Souza (Etexs e Fatecs), o Senai, Senac, Senar e Cefets (Centros Federal de Educação Tecnológica). Os cursos terão cerca de 200 horas, 120 voltadas para habilidades gerais e 80 para específicas.

Todo o material didático foi preparado pela Fundação Padre Anchieta. As aulas serão presenciais e a metodologia do material facilita o aprendizado do conteúdo didático. São quatro volumes impressos com diferentes temáticas.

Como participar

Os interessados devem se inscrever nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) que possuem o Programa de Qualificação Profissional. Os cursos oferecidos variam em cada PAT. Para ter mais informações sobre os cursos, os interessados devem se informar no PAT mais próximo. “Poderão participar todos os trabalhadores desempregados, que estão recebendo o auxilio desemprego e que estejam inscritos nos PATs”, afirma Afif.

O Diagnóstico

O PEQ se baseia no Diagnóstico da Qualificação Profissional, elaborado a partir de análises das macrorregiões, microrregiões e municípios paulistas. O levantamento foi feito para nortear as políticas públicas da Sert, já que no início da atual gestão foi constatado que os cursos de qualificação não estavam sintonizados com a demanda de mão-de-obra. “Nós tínhamos um grande problema: pessoas procurando emprego e não conseguindo lugar no mercado e pessoas oferecendo vagas e não as preenchendo. Nós tínhamos de dar uma resposta. E a resposta veio na forma do Diagnóstico que vai nos dizer qual caminho seguir”, explicou o secretário.

Para elaborar esse estudo inédito no país foram percorridas 22 regiões administrativas do Estado. Em cada uma delas foram organizadas reuniões e oficinas de trabalho com prefeitos, secretários municipais, membros das comissões de emprego, sindicatos e autoridades ligadas a políticas públicas de geração de emprego, trabalho e renda.

O resultado foi uma publicação com mais de 400 páginas, lançada em março deste ano, onde é possível consultar inúmeros dados estatísticos sobre contexto demográfico-social, econômico e de mão-de-obra. Com a conclusão do Diagnóstico, a Sert pôde conhecer o perfil da população economicamente ativa (PEA) do Estado e definir o público-alvo a ser atingido pelo PEQ e suas demandas por capacitação profissional diante das reais necessidades do mercado de trabalho.

Portal do Emprego

Durante cerimônia de lançamento do PEQ, o secretário Guilherme Afif anunciou a criação do Google do Emprego, maior portal de intermediação de mão de obra gratuito que atenderá a toda população. O site entrará no ar no próximo dia 30 de julho e proporcionará ao cidadão que está empregado o acesso as oportunidades que o mercado oferece.

Mariana Garbin com Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho

(I.P.)