Programa do Estado beneficia cidades com bibliotecas

Objetivo é revitalizar e criar novas bibliotecas pelo Interior do Estado

seg, 26/03/2007 - 21h00 | Do Portal do Governo

O programa São Paulo: um Estado de Leitores, da Secretaria de Cultura do Estado, vem viabilizando a reforma, revitalização e formação de novas bibliotecas em inúmeras cidades.

Um dos parceiros nesse trabalho pioneiro é a Abigraf (Associação Brasileira das Indústrias Gráficas), que no ano passado investiu na formação da biblioteca do município de Santo Antônio do Pinhal, e também na biblioteca do CPOR. Agora foi a vez de Santo Antônio do Jardim, na região administrativa de Campinas, que inaugurou sua biblioteca – equipada com computador e uma coleção básica de 600 livros — na última sexta-feira, dia 23.

O processo que leva à instalação de uma biblioteca num município interessado começa com a visita de representantes da Abigraf, para estabelecer contato com a municipalidade e conferir o grau de interesse na biblioteca. Definido e dimensionado o projeto para a cidade, a prefeitura indica a pessoa que irá cuidar da futura biblioteca. Antes de dar início ao trabalho, esse novo funcionário passa pelo curso Multiplicadores de Leitura (realizado através do projeto Entre na Roda, uma parceria da Fundação Volkswagen).

Este ano, 120 alunos, divididos em três turmas, freqüentarão o Multiplicadores de Leitura, que teve início sábado, na oficina da Casa Oswald de Andrade. São dois anos de curso — 14 encontros divididos em 7 módulos –, sendo que cada módulo aborda um tema, como Romance, Literatura de Cordel, etc.

Na abertura do curso, um ganhador do PAC realizou uma apresentação sobre literatura. A responsável pela biblioteca de Santo Antônio do Jardim, se formou nesse curso ano passado e atua como colaboradora para o programa São Paulo: um Estado de Leitores.

Da Secretaria da Cultura

C.M.