Programa ‘Direitos Humanos nas Prisões’ terá um Conselho de Apoio

Integrantes serão escolhidos no próximo dia 1º de agosto

seg, 23/07/2001 - 13h47 | Do Portal do Governo

Integrantes serão escolhidos no próximo dia 1º de agosto

No próximo dia 1º de agosto, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Administração Penintenciária (SAP), promove um encontro para a escolha dos integrantes do Conselho de Apoio ao Programa Direitos Humanos em Cena. O evento será realizado na sede da Fundação Manoel Pedro Pimentel (Fundap), em São Paulo, com a participação de organizadores do projeto e representantes da sociedade civil, ligados à questão de Direitos Humanos, Segurança Pública, Justiça e Prisão.

O novo conselho vai acompanhar as oficinas nos presídios e, posteriormente, contribuir na avaliação e divulgação dos resultados finais deste trabalho realizado nas penitenciárias. O encontro terá a participação de parlamentares, membros de várias entidades civis e oganizações não-governamentais (Ong´s), como o Núcleo Contra a Violência, Ilanud, OAB, IBCCRIM, Instituto Sou da Paz, Comissão de Direitos Humanos, entre outras. Representantes destas instituições farão parte do Conselho de Apoio.

O Programa Direitos Humanos em Cena é resultado da parceria estabelecida entre a Funap e a People´s Palace Projects. Fruto da experiência adquirida no trabalho de teatro nas prisões, esta iniciativa conta ainda com a participação do Centro de Teatro do Oprimido e outras entidades. Atualmente o programa já existe em 36 unidades prisionais do Estado de São Paulo.

O projeto utiliza técnicas dramáticas do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, que possibilitam uma mudança qualitativa em relação à forma de pensar, sentir e agir, dando corpo e voz às experiências cotidianas dos que se encontram na prisão. Este trabalho é realizado por meio de de oficinas dramáticas, onde o produto final será composto pelas cenas e as declarações de direitos humanos elaboradas pelos próprios participantes, presos e funcionários do sistema. O objetivo possibilitar também o diálogo não só com os indivíduos encarcerados, mas com outros setores da prisão, como agentes penitenciários de segurança, técnicos, educadores, profissionais administrativos e outros.

Data: Quarta-feira, dia 1º de agsoto de 2001
Local: Sede da Fundap – Rua Doutor Vilanova, nº 268, Vila Buarque – São Paulo-SP.