Programa de saúde beneficiará 12 milhões de mulheres

Programa prevê ações de planejamento familiar e controle de câncer, entre outros

qua, 07/03/2007 - 15h45 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, lançaram nesta quarta-feira, 7, o Programa Saúde da Mulher, no Pérola Byington, hospital estadual referência no atendimento à mulher.

O programa, que beneficiará cerca de 12 milhões de mulheres usuárias do SUS- Sistema Único de Saúde- no Estado, prevê ações de planejamento familiar, controle de câncer, assistência durante a gestação e parto, além de atendimento às vítimas de violência.

Entre as ações previstas está a distribuição gratuita de anticoncepcionais, DIUs e “pílulas do dia seguinte”, em parceria com os municípios paulistas e em complemento ao repasse do governo Federal, além do envio de recursos extras para ampliar os serviços de laqueadura e vasectomia no Estado. A distribuição dos medicamentos será feita por meio do Programa Dose Certa.

Serra declarou que o número de medicamentos distribuído pelo Dose Certa será duplicado até o final da sua gestão. Hoje são distribuídos 42 mil remédios.

O secretário Luiz Roberto Barradas destacou entre os avanços no atendimento à mulher no Estado a redução de 22% no número de meninas grávidas, com idade entre 10 e 19 anos,  no período de 2000 a 2005.

Serra lembrou que a gravidez na adolescência limita as possibilidades de desenvolvimento dessas meninas. “Sem dúvida esse problema é o número um dos jovens no Brasil. Pelo lado dos homens é a violência e a delinqüência juvenil e pelo lado das mulheres é a gravidez na adolescência”, afirmou o governador, acrescentando que o Estado irá desdobrar as ações nessa área.

Mais investimentos

O Estado investirá no programa R$ 15 milhões por ano, provenientes do tesouro do estadual. O objetivo é implantar no mínimo mais um centro especializado por região, dobrando de 20 mil para 40 mil o número de pacientes atendidos anualmente.

Ações específicas para prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis e permitir o diagnóstico precoce do câncer do colo de útero, também, serão desenvolvidas no Estado. Para o  segundo semestre desse ano está programado um mega-mutirão estadual de papanicolaou. Além disso, haverá dois mutirões de mamografia, em maio e novembro, para atender cerca de 150 mil mulheres na capital, interior e litoral.

O governador declarou que o fato do governo federal incluir gastos com alimentação e Bolsa Família como despesas da área da saúde prejudica o SUS em todo o país.  “O governo do Estado de São Paulo está procurando correr atrás do prejuízo causado por essa medida. Fazemos um esforço imenso aqui em São Paulo e nós temos problemas de pressão financeira, inclusive, na questão dos remédios”, afirmou Serra.

Na área de assistência à gestação e ao parto a Secretaria irá intensificar ações de atenção à saúde da mulher em 79 municípios paulistas que apresentam os piores índices de mortalidade materna, além de garantir recursos para melhoria da atenção ao parto, por meio da compra de novos equipamentos e ampliação do número de UTIs. Além disso, profissionais de saúde em todo o Estado serão capacitados para atendimento às mulheres, com ênfase no pré-natal.

A Secretaria da Saúde irá instalar 20 Centros de Referência em Especialidades no interior e litoral, que realizarão exames como mamografia, ultrassonografia e densitometria. Os dois primeiros serão construídos em Santos e Votuporanga.

Haverá exames específicos como mamografia, ultrassonografia e densitometria óssea, para que a paciente possa ter o diagnóstico rapidamente e, havendo necessidade, ser encaminhada para tratamento médico especializado no mesmo dia da primeira consulta.

O atendimento às mulheres vítimas de violência será expandido. O novo programa prevê a implantação de unidades do Projeto Bem-Me-Quer, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, que oferece tratamento médico e apoio psicológico, para 15 regiões de saúde do Estado. Atualmente o projeto funciona no Hospital Pérola Byington, na capital, e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Serra informou que serão criados 250 leitos no Instituto da Mulher no Instituto Dr. Arnaldo, que será inaugurado na região central da cidade.

André Muniz