Programa de Qualificação tem 1.050 vagas em cursos

Os endereços dos PATs estão em www.emprego.sp.gov.br/pat

ter, 23/12/2008 - 10h05 | Do Portal do Governo

Estão disponíveis em todo o Estado de São Paulo 1.050 vagas do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). As aulas serão ministradas em unidades do Senac, Senai e Etec. As inscrições vão até o preenchimento de todas as turmas.

Os pré-requisitos são: ter entre 20 e 59 anos e estar desempregado. O nível de escolaridade varia de acordo com o curso.

Para inscrever-se, o candidato deve fazer cadastro em um dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), onde será necessário apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Em seguida o cidadão será encaminhado para realizar a matrícula na instituição de ensino. Os endereços dos postos estão no site www.emprego.sp.gov.br/pat. Nos municípios onde não há PAT o candidato deve ir diretamente até o local dos cursos.  

As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada do interessado.

O objetivo do Programa Estadual de Qualificação Profissional é qualificar o trabalhador para aumentar suas chances de ocupação, atendendo às demandas do mercado de trabalho de cada região. Os cursos têm matérias de habilidades específicas (aulas teóricas e práticas sobre a profissão) e habilidades gerais, com reforço do ensino básico.

Entre 2008 e 2010 o PEQ vai beneficiar 180 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo. O material didático contém apostilas impressas e DVDs que são exibidos em sala de aula.

O PEQ foi elaborado com base no Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional, estudo inédito realizado a partir de dados colhidos ao longo de 2007. Esse diagnóstico apresenta as demandas de mão-de-obra e de capacitação profissional. Desta forma, os cursos oferecidos estão sintonizados com as reais necessidades do mercado de trabalho de cada região.

Confira as vagas

Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho