Programa de Qualificação beneficia desempregados

Cursos terão jornada de 200 horas

qua, 02/07/2008 - 9h46 | Do Portal do Governo

Os trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho e desejam reingressar encontram diversos obstáculos pela frente. O principal, segundo empresas de recolocação profissional, é a qualificação. O segundo é a idade. As pessoas, na faixa etária entre 30 e 59 anos, são as que têm maior dificuldade para se colocar no mercado profissional.

Para modificar esse quadro, o governo estadual lançou o Programa Estadual de Qualificação (PEQ), parceria entre a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e o Centro Paula Souza. O objetivo da iniciativa é qualificar e requalificar o trabalhador paulista desempregado para aumentar sua empregabilidade, com investimento aproximado de R$ 180 milhões. De acordo com a Sert, serão beneficiadas 180 mil pessoas.

O primeiro passo para que o PEQ começasse a funcionar foi o Diagnóstico da Qualificação Profissional, realizado para embasar as ações do governo nessa área. O segundo foi a técnica empregada nos cursos que serão presenciais e utilizarão recursos multimídia, além das entidades capacitadoras como o Centro Paula Souza (Etecs e Fatecs), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Centros Federal de Educação Tecnológica.

O PEQ se baseia no Diagnóstico da Qualificação Profissional, elaborado a partir de análises das macrorregiões, microrregiões e municípios paulistas. O levantamento foi realizado para nortear as políticas da Sert.

Pioneirismo – Para elaborar esse estudo inédito no País foram percorridas 22 regiões administrativas do Estado. Em cada uma delas foram organizadas reuniões e oficinas de trabalho com prefeitos, secretários municipais, integrantes das comissões de emprego, sindicatos e autoridades ligadas a políticas públicas de geração de emprego, trabalho e renda.

O resultado foi uma publicação com mais de 400 páginas, lançada em março, onde é possível consultar dados estatísticos sobre contexto demográfico social, econômico e de mão-de-obra. Com a conclusão do Diagnóstico da Qualificação Profissional, a Sert pôde conhecer o perfil da população economicamente ativa (PEA) do Estado e definir o público-alvo a ser atingido pelo PEQ e suas demandas por capacitação profissional diante das reais necessidades do mercado de trabalho.

Cursos – Previstos para começar no dia 15 de julho, os cursos oferecidos pelo PEQ serão gratuitos e abordarão habilidades específicas e também matérias de reforço do ensino fundamental – Português, Matemática, Conhecimentos Gerais e Cidadania. Terá duração de 200 horas, sendo que 120 serão voltadas para habilidades gerais e 80 para específicas. Cursos nas áreas de gestão e serviços, casa e construção e hotelaria serão distribuídos de acordo com as necessidades de cada região. E serão estruturados em dois módulos: habilidades gerais e específicas. No auge da capacidade produtiva, o público-alvo apresenta um grave problema. Mais de 50% não terminaram o ensino fundamental, o que dificulta a recolocação no mercado de trabalho.

O material didático foi preparado pela Fundação Padre Anchieta. As aulas serão presenciais e a metodologia do material facilita o aprendizado do conteúdo didático. São quatro volumes impressos com diferentes temáticas.

Portal do Emprego

A partir do dia 30 deste mês, o Google do Emprego, maior portal de intermediação de mão-de-obra gratuito, atenderá a toda população. De acordo com a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), o site proporcionará ao cidadão desempregado acesso às oportunidades que o mercado oferece.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)