Programa de Qualidade começa a ser aplicado em penitenciárias paulistas

Governo do Estado desenvolve programa permanente de qualidade no serviço público

qui, 23/11/2000 - 13h02 | Do Portal do Governo


Cada coisa em seu devido lugar. A idéia simples e básica é uma das premissas do Programa de Qualidade Total – 5S – que já foi implantado em diversos setores da administração estadual e chega, agora, às penitenciárias do Estado de São Paulo. A filosofia, de origem oriental, vem ajudando a melhorar a auto-estima do funcionalismo público. “É um jogo onde todos saem ganhando: o Estado, o fornecedor, os funcionários e os presos”, define o diretor de infra-estrutura da penitenciária II de Bauru “Eduardo de Oliveira Vianna”, João Vicente de Melo, de 35 anos. Ele é um dos 126 funcionários que já fizeram o curso. A expectativa é que os demais também participem do programa, que objetiva transformar o serviço público num modelo gerencial e produtivo.

Com 850 detentos, a penitenciária de Bauru é a primeira do Estado a implantar o método. A proposta é expandir o programa para as 67 penitenciárias estaduais. “O funcionalismo público é muito criticado. Com este curso aprendemos conceitos que melhoraram a qualidade do nosso trabalho e que também podemos usar em nossa vida pessoal”, explica Melo.

O conceito de qualidade total baseia-se em problemas aparentemente sem importância, mas que fazem a diferença de qualquer empresa. “É como arrumar uma casa”, exemplifica. O programa parte da crença de que todos as pessoas envolvidas em uma empresa podem contribuir para sua evolução, esforçando-se para melhorar o ambiente de trabalho.

Os cinco passos para a qualidade total são: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Traduzindo do japonês para o português, respectivamente temos: Organização, Arrumação, Limpeza, Padronização e Disciplina. O método surgiu para fazer renascer um dos países mais desenvolvidos do mundo: o Japão, que ficou totalmente arruinado após a Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, o conceito teve início com as empresas multinacionais a partir da década de 80. Em dezembro de 1995, o governador Mário Covas assinou o decreto nº 40.536 instituindo o programa, que começou a ser colocado em prática em 1997, nas secretarias de Estado e órgãos como a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), Departamento de Estradas e de Rodagem (DER), Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem).

Disciplina e padronização

Para o secretário estadual da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, a proposta é uma maneira interessante de se conseguir mais disciplina dos funcionários. “Aplicando este método é possível melhorar a qualidade do serviço público. Quanto mais qualidade se obtém junto aos funcionários, mais o tratamento dos presos e o processo de ressocialização dessas pessoas têm tendência a melhorar”, explica.

O diretor de infra-estrutura da penitenciária de Bauru, João Vicente de Melo, destaca que uma penitenciária melhor padronizada traz um novo ânimo aos funcionários e como conseqüência obtém-se uma produtividade melhor. “Se o ambiente onde as pessoas trabalham não estiver bem ventilado e iluminado, elas tendem a ficar irritadas e estressadas. Se essas condições forem levadas em conta, o indivíduo trabalhará com mais satisfação”.

Outro exemplo é quanto à padronização do serviço: “É importante que cada coisa esteja em seu devido lugar e que haja uma boa visualização para que todos possam localizá-la. Etiquetando caixas e pastas a gente não perde tempo e não se estressa”, disse.

Melo acredita que a partir do momento que os conceitos de qualidade total do 5S estiverem totalmente adequados à penitenciária, a relação entre os funcionários e os presos vai melhorar nos quesitos segurança e disciplina. “Precisamos aumentar os multiplicadores de idéias, ou seja, fazer com que mais funcionários simpatizem com ela, para que juntos possamos colocá-la amplamente em ação”. Pare ele, a introdução desse conceito vem mostrar que as empresas não estão somente preocupadas em adquirir novas máquinas, mas fundamentalmente com o “homem”. A partir desses cuidados os agentes penitenciários vão sentir que a administração está preocupada com seu bem-estar dentro da unidade, aponta Melo.

Desafio

Responsável pela aplicação do método nas penitenciárias do Estado, o professor da Escola de Administração Penitenciária na disciplina de Programa de Modernidade, Edson Bairb Ferraz, afirma que um dos seus grandes desafios é implantar o programa no ambiente penitenciário. “O importante é promovermos o respeito mútuo entre as pessoas, criando um ambiente harmonioso no local de trabalho”.

A idéia do 5S é transformar o ambiente das organizações, mudando a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários e de sua auto-estima. As mudanças consistem em ensinar a diminuir desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições. “O curso é também uma reflexão sobre cidadania e adoção de valores”. Ferraz observa ainda a importância dos futuros governos darem continuidade ao programa, pois o processo é de longo prazo. “Independente de quem seja o próximo governante, se um agente público conseguiu gerar avanços de melhoria para sociedade, porque seu sucessor não pode dar prosseguimento a isso?”, indagou.

O Governo do Estado desenvolveu, por meio da secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, o Programa de Qualidade e Produtividade no Serviço Público – PQPSP. Acessando o site www.qualidade.sp.gov.br obtém-se informações ligadas às áreas de Economia, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Defesa do Consumidor, Segurança, Serviços Públicos, Transportes, Utilidade Pública e Ouvidorias.

Valéria Cintra