Programa de prevenção às drogas nas escolas forma 1,2 mil alunos da rede pública

Solenidade foi realizada no Palácio dos Bandeirantes

seg, 28/08/2006 - 13h02 | Do Portal do Governo

Um evento no Palácio dos Bandeirantes na manhã desta segunda-feira (28/08), marcou o encerramento das aulas do Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Mil e duzentos alunos de escolas da comunidade de Paraisópolis, na zona sul da capital, participaram da formatura e receberam o certificado. Eles freqüentaram os encontros durante 17 semanas, nos quais aprenderam lições de como as drogas tornam as pessoas violentas, bem como os efeitos devastadores que elas causam.

O programa atua, principalmente, entre as crianças das 4ªs séries do ensino fundamental, que em média tem 12 anos de idade, o início da adolescência.

Para a soldado Luciana, uma das nove instrutoras do programa, “a finalidade das aulas é fazer com que as crianças digam ‘não’ às drogas e aprendam a fugir das tentações”. Além das instrutoras, psicólogos e pedagogos também fazem parte do Proerd.

O responsável pelo Comando de Policiamento da capital, coronel Antônio Carlos, lembrou da responsabilidade em passar coisas boas para as crianças. “Educar significa mudar comportamento. Isso é o que nós estamos fazendo aqui. Temos obrigação de prestar esse serviço e tirar as crianças das drogas”, declarou.

O coronel lembrou que os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre as escolas, os pais e a Polícia Militar.