Programa de pós-graduação da Unicamp concede bolsas a alunos estrangeiros

A irmã canossiana Olinda Pereira, irá aplicar a experiência adquirida, em atividades voltadas à melhoria do ensino básico do Timor-Leste

qua, 15/08/2012 - 20h21 | Do Portal do Governo

O Programa de Estudante Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) da Unicamp tem concedido bolsas de mestrado e doutorado para professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior de países em desenvolvimento, que o Brasil mantém cooperação cultural e educacional.

A irmã canossiana Olinda Pereira, do Timor Leste ingressou no programa universitário, concluiu seus estudos e já está de partida. Ela desembarcou no Brasil para se dedicar durante dois anos a sua dissertação de mestrado na Faculdade de Educação (FE), sobre o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste. A freira acredita que depois de completar seus estudos no Brasil, ela poderá aplicar a experiência adquirida, em atividades voltadas à melhoria do ensino básico de seu país.

Graduada em Educação matemática pela Universidade Sanata Dharma Yogyakarta, na Indonésia, a irmã explica que após a independência do domínio indonésio, em 2000, cidadãos timorenses com o ensino médio completo assumiram as salas de ensino básico e isso comprometeu a qualidade. “Em meu grupo, me encantei com a preocupação dos professores de ensino básico em melhorar a educação”, completa a irmã.

Do Portal do Governo do Estado