Programa de moradias para idosos já chegou a 20 municípios paulistas

Primeiro condomínio do Programa Vila foi entregue em Avaré; em breve, outros 19 municípios receberão o residencial exclusivo para idosos de baixa renda

seg, 02/08/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O programa de moradias para idosos Vila Dignidade já chegou a 20 municípios de São Paulo. A primeira vila foi inaugurada em Avaré e, em breve, outros 19 municípios de quase todas as regiões do estado receberão o programa.

Os condomínios em estágio mais avançado são os de Itapeva e Presidente Prudente, onde as obras já começaram.  Nos municípios de Araraquara, Botucatu, Caraguatatuba, Cotia, Itapetininga, Ituverava, Jaú, Jundiaí, Laranjal Paulista, Limeira, Mogi das Cruzes, Moji Mirim, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Tupã os residenciais estão em fase de projeto ou em análise de terrenos.

No Estado de São Paulo, existem hoje cerca de quatro milhões de idosos. Boa parte dessa população sobrevive com renda insuficiente para garantir uma alimentação adequada e mais para arcar com o custo de um aluguel.  Assim, vivem em más condições de moradia em uma fase da vida onde precisam de mais cuidados e atenção.

Criado pelo Governo do Estado para garantir moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda, os residenciais do Programa Vila Dignidade têm entre 18 e 24 casas, projetadas segundo o conceito do Desenho

Universal, que permite facilidade no uso da moradia para qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. Além dessa facilidade, os idosos não pagam nada para morar no condomínio. O Governo não cobra prestações dos imóveis e as contas de consumo, como água e luz, são custeadas pelo município.

As casas do Programa Vila Dignidade têm um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros.

Recursos de acessibilidade também foram incluídos nos projetos das áreas comuns do condomínio para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto aos novos moradores. Os conjuntos têm projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e contam, ainda, com academia ao ar livre e salão para atividades diversas, como festas, reuniões e cursos, entre outras.

Os beneficiados são indicados pelas prefeituras. Para participar, o idoso precisa ter 60 anos ou mais, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos, ser independente para a realização das tarefas diárias, ter renda mensal de até dois salários mínimos e morar pelo menos há dois anos no município.

Além das moradias, os idosos terão assistência social e atividades socioculturais e de lazer, numa ação conjunta das secretarias da Habitação, de   Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de Economia e Planejamento, da Cultura, da CDHU, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), em parceria com as prefeituras paulistas.

O Programa Vila Dignidade visa, ainda, atender às diretrizes do Plano Estadual para a Pessoa Idosa – Futuridade, do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, criado em razão do crescente envelhecimento da população paulista.

O objetivo é assegurar melhor qualidade de vida a pessoas nessa faixa etária.  O “Futuridade” também busca sensibilizar governos municipais, idosos, famílias, mídia, terceiro setor e sociedade civil para a importância da   construção e fortalecimento de uma rede de atenção (com ações e serviços) voltada para a pessoa idosa.

Da Secretaria da Habitação e CDHU