Programa de Moradia Indígena da CDHU é premiado no Fórum Nacional de Habitação

Nesta quarta, 26, a CDHU recebeu o "Selo de Mérito 2014" em duas categorias da premiação

qua, 26/03/2014 - 22h00 | Do Portal do Governo

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) foi contemplada nesta quarta, 26, com o “Selo de Mérito 2014” em duas iniciativas. Durante o 61º Fórum Nacional de Habitação, a Companhia foi a vencedora na categoria “Atendimento a Grupos Sociais Específicos” com o Programa “Moradia Indígena”.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

O “Moradia Indígena” foi desenvolvido para garantir melhores condições de vida à população residente em terras demarcadas pela União, no Estado de São Paulo. Prevê a substituição de habitação existente por unidade habitacional nova, em tipologias adequadas, de acordo com as necessidades das comunidades indígenas localizadas na capital, interior e litoral.

photonews

Até o momento, já foram construídas moradias em aldeias de Avaí, Braúna, São Paulo, Arco-Íris, São Sebastião, Itariri, Peruíbe, Ubatuba e Mongaguá. A escolha da tipologia definitiva é debatida com os representantes das aldeias e “aberta para sugestões e alterações, respeitando sempre os hábitos e costumes dos povos indígenas”, conforme explica o presidente da CDHU, Milton Dallari.

O segundo prêmio conquistado foi na categoria “Impacto regional, com foco em ações de sustentabilidade” pelo Programa “Urbanização, Regularização Fundiária e Recuperação Ambiental do Jardim Santo André”, na cidade de Santo André. O projeto, ainda em andamento, é o maior já desenvolvido pelo Governo do Estado na Região Metropolitana de São Paulo.

O programa em Santo André envolve construção de moradias a mais de duas mil famílias residentes em áreas de risco e, ainda, implantação de infraestrutura e recuperação urbana e ambiental de uma área com aproximadamente 1,5 milhão de metros quadrados. Neste terreno residem mais de nove mil famílias, dentre as quais 3.034 já foram atendidas com unidades habitacionais construídas em intervenções anteriores da CDHU.

Os prêmios são concedidos pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) às entidades públicas que melhor se destacaram na elaboração de projetos habitacionais de interesse social.

Do Portal do Governo do Estado