Programa de internação domiciliar da Famema completa 10 anos

Serviço já realizou quase 1,5 mil atendimentos

sáb, 09/01/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O PROIID, Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), vinculada à Secretaria de Ensino Superior, completou dez anos de existência com 1.466 pacientes atendidos em casa.

Fruto de uma parceria entre o Hospital das Clínicas da Famema e a Secretaria Municipal da Saúde, o programa conta com uma equipe de duas enfermeiras, dois auxiliares de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, escriturária, cirurgiã dentista, médica, fonoaudióloga, auxiliar de serviços gerais e dois motoristas.

“Recebemos pacientes encaminhados das unidades hospitalares, ambulatórios e rede básica de saúde (ESFs e UBSs), que necessitam de acompanhamento de equipe interdisciplinar, proporcionando orientações para a família do cuidador”, comentou a enfermeira gerente do PROIID, Sandra Mesquita.

O acompanhamento inicial é de 30 dias. Neste período, a equipe realiza visitas domiciliares semanais, viabilizando o tratamento e acompanhando cada caso. Os principais diagnósticos atendidos são: Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Neoplasias, muitas vezes com pacientes em fase terminal.

Além da internação domiciliar, o PROIID gerencia o Programa de Oxigenioterapia Domiciliar para portadores de insuficiência respiratória, que atualmente conta com 80 pacientes

O programa “proporciona um maior contato do paciente com sua família, favorecendo a sua recuperação e diminuindo o risco de infecções hospitalares. Além disso, notamos maior participação e comprometimento do paciente e dos familiares”, explicou Sandra Mesquita.

Para ser atendido pelo PROIID, o paciente deve ser portador de condições crônicas ou dependente de cuidados especiais específicos, ter família ou cuidador com compreensão de seu papel e que colabore com a equipe no desenvolvimento do tratamento; ter condições favoráveis de saneamento e higiene no domicílio, e ficha de encaminhamento contendo as informações que indiquem as condições clínicas do paciente.

Da Famema