Programa de intercâmbio envia 18 alunos da Unesp para países da América do Sul

Universitário passa um semestre em uma universidade, escolhendo as disciplinas que estudará

ter, 02/03/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Nos próximos dias, a Unesp enviará 18 estudantes para outros países da América do Sul, em intercâmbio com instituições pertencentes à Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Para o próximo semestre, está prevista a abertura de outras 25 vagas. Fazem parte desse grupo instituições de Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

No programa, o graduando passa um semestre em uma universidade participante, escolhendo quais disciplinas ele estudará. As despesas com passagens aéreas ficam por conta da universidade de origem, enquanto a instituição de destino assume os custos da estadia e da alimentação do estudante durante a sua permanência no país.

“Além de aprender outro idioma e outra cultura, essa experiência enriquecerá o meu currículo”, afirma Rafael Rodrigues, do 5º ano do curso de Zootecnia, do câmpus de Botucatu. Ele vai cursar as disciplinas de leiteria, nutrição animal, normas de qualidade e forragicultura na Universidad de la República, em Montevidéu, no Uruguai.

“Eu tive aulas de língua portuguesa quando eu era criança, mas o que mais me ajudou com o idioma foram as aulas de capoeira que eu faço no meu país”, relata a uruguaia Laura Montaldo, estudante do 5º ano de Economia. Ela cursará um semestre do curso de Ciências Econômicas do câmpus de Araraquara.

Na semana passada, 25 de fevereiro, foi organizado um encontro, no prédio da reitoria, entre intercambiários que chegavam ao Brasil e alunos que estavam de partida. Na ocasião, o vice-reitor, Júlio Cezar Durigan, chamou a iniciativa de “internacionalização na prática” e destacou o aumento da visibilidade da instituição no exterior por meio dos diversos intercâmbios de alunos de graduação e pós.

A Unesp integra a AUGM desde 2005. Desde então, foram enviados 68 alunos e recebidos, 23 universitários. Com o aumento do número de instituições participantes, a expectativa é de que as vagas aumentem a cada edição. A Universidade oferece também outras formas de intercâmbio.

Da Unesp