Programa de inclusão do governo paulista é premiado

Evento aconteceu nesta segunda-feira, 29, em São Paulo

ter, 30/10/2007 - 16h11 | Do Portal do Governo

O Portal do AcessaSP – maior programa de inclusão digital do País – bateu 43 concorrentes e venceu a primeira edição do Prêmio ARede 2007, organizado pela revista de mesmo nome e que contempla os projetos mais bem sucedidos na área de inclusão digital. A entrega da premiação, realizada na noite desta segunda-feira, 29, contou com a participação do governador em exercício Alberto Goldman e do Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

“A inclusão digital é um instrumento de inclusão social e o Governo de São Paulo vai continuar contribuindo para fomentar projetos desta natureza”, discursou Goldman.  Após ouvir o coordenador de ações do Governo Federal, César Alvarez, dizer que a meta é levar para todas as escolas do Brasil a conexão de banda larga, Goldman completou. “Temos vários desejos, como ter professores em todas as escolas do Brasil, bem como médicos em todos os postos de saúde”, destacou.

Goldman frisou ainda que apesar de ter sido aprovado há dez anos e constar anualmente no orçamento, os recursos para utilização do Fundo de Universalização da Telecomunicação não estão sendo aplicados pela União. “Se nada aconteceu em dez anos, eu não consigo imaginar que em mais três anos possamos ter banda larga em todas as escolas, apesar de continuar torcendo para que aconteçam as duas coisas: banda larga e recursos para o Fundo”, comparou o governador em exercício.

Já o Scretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, ressaltou que um contrato assinado com uma empresa de telefonia permitirá que escolas, hospitais e delegacias passem a utilizar a banda larga na Capital e no Interior. “Queremos melhorar a eficiência nos serviços públicos oferecidos pelo Governo do Estado aos paulistas”, comentou Beraldo.

Segundo o critério dos jurados, o site do AcessaSP apresentou as melhores qualificações em nove quesitos, dentre os quais inovação, conexão à internet, padrões de acessibilidade, uso de softwares livres e tecnologias abertas, interatividade e desenvolvimento cooperado, além de mecanismos de representação comunitária.

O Portal AcessaSP utiliza soluções em software livre (como o Xoops, para publicação de conteúdo, e o Nucleus, para produção de blogs), disponibiliza seu conteúdo para reprodução livre por meio da Licença Creative Commons e mantém canais abertos à participação dos internautas. Tudo buscando uma interatividade que leve os usuários a se familiarizarem com as ferramentas mais usadas atualmente na internet e a desenvolver projetos ou iniciativas que possam melhorar sua condição e a da comunidade que os cerca.

O programa Acessa São Paulo tem como objetivo levar os recursos da informática e da internet à população de baixa renda, estimulando o desenvolvimento humano e social das comunidades e o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação.

Entre os serviços disponibilizados no posto estão a elaboração de currículos, busca por vaga de empregos, a realização de pesquisas escolares, cursos à distância e o envio e recebimento de e-mails.  Os números do projeto impressionam: em sete anos foram 26,5 milhões de atendimentos, 1,1 milhão de usuários cadastrados, mais de 3,2 mil computadores funcionando, distribuídos em 404 postos em 353 cidades paulistas.

A Revista ARede foi criada em 2005, e tem como foco reportagens sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação para inclusão social. O Prêmio busca divulgar as melhores iniciativas de cada categoria, está em sua primeira edição, e oferece aos vencedores um certificado de reconhecimento, um troféu e passagens para participar do Campus Party Brasil, em fevereiro de 2008.

Cleber Mata com assessoria do Acessa São Paulo