Programa de inclusão digital de SP é modelo para Alagoas

Inspirado no Acessa SP, programa "DigitAlagoas" abrirá em dezembro o seu primeiro posto num assentamento rural

seg, 16/11/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo de SP, serviu de modelo para a implantação de 60 postos de acesso gratuito à internet no Estado do Alagoas até 2010. Batizado de DigitAlagoas, o programa terá a sua primeira unidade entregue em dezembro, num assentamento rural localizado na zona da Mata, a 80 quilômetros da Capital Maceió. 

Em 2007, os governos celebraram termo de cooperação para que Alagoas fizesse um estudo aprofundado do Acessa SP. Durante o mês de julho, equipes do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), vinculado à Secretaria de Planejamento daquele estado, realizaram visitas técnicas para estudar os principais conceitos e multiplicá-los no estado alagoano. Eles tiveram acesso ao sistema de gestão dos postos e às principais diretrizes que norteiam o programa paulista. Em setembro, dois profissionais do instituto participaram das capacitações do Acessa SP, no Parque da Juventude em São Paulo, acompanhando o processo de formação de monitores. 

Até 2010, a meta do DigitAlagoas é atender mais metade dos municípios do Estado. Serão priorizadas com a instalação dos primeiros 60 postos, as cidades com menor índice de desenvolvimento socioeconômico. As parcerias, além das prefeituras, são estendidas também à iniciativa privada. O governo alagoano, da mesma forma que o Acessa SP, fornece todo parque tecnológico – computadores, impressora, link para conexão banda larga – e a capacitação dos monitores. O imóvel onde funcionará o posto e a contratação de monitores são de responsabilidade do parceiro. 

“O processo de inclusão digital e difusão do conhecimento que estamos implantando em Alagoas pretende massificar, de forma gratuita e democrática, o acesso às novas tecnologias, promovendo ações educativas, de estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento pessoal”, afirma o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho. 

O secretário de Gestão Pública de São Paulo, Sidney Beraldo, salienta a importância da parceria com o Governo de Alagoas. “Vivemos na sociedade do conhecimento e sabemos o quanto é importante oferecer o acesso gratuito à internet, em especial àqueles que não têm computador em casa. Para o Governo de SP, é um orgulho contribuir para a implantação de um programa que vai alavancar a inclusão digital em Alagoas”. 

Inclusão digital no campo  

O programa DigitAlagoas segue também a iniciativa do Governo de São Paulo levando a inclusão digital para as comunidades rurais. A exemplo do resultado dos primeiros postos do Acessa SP instalados em assentamentos rurais no Mirante do Paranapanema, o programa de inclusão digital alagoano vai entregar a sua primeira unidade em um assentamento do interior do Estado, no município de Joaquim Gomes. 

Com 5 mil assentados, que têm como principal fonte de renda o setor hortifrutigranjeiro, a comunidade rural terá mais uma alternativa de cultura e lazer. A unidade estará em funcionamento até o fim de dezembro, com dez computadores para usuários, que permitirão 3.000 acessos por mês. O atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas, será feito por quatro monitores, já treinados por técnicos que conheceram a metodologia de capacitação adotada pelo Acessa SP. Para utilizar os computadores, o cidadão precisa apenas fazer um cadastro. Cada acesso terá duração de uma hora. 

“Alagoas tem poucos municípios com estrutura para oferecer o acesso gratuito à internet banda larga. Temos a consciência de que esta realidade precisa tomar outro rumo, já que hoje a web é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do cidadão. Buscamos o conceito do Acessa SP por se tratar de um programa que também possui um sistema que funciona e incentiva o uso da informática e da web com qualidade”, afirma o superintendente do Itec e coordenador do DigitAlagoas, Nelson Menezes. 

Acessa SP  

No Estado de SP, a cobertura do programa de inclusão digital do governo paulista está em expasnão e já atinge 70% dos municípios. São 512 postos distribuídos em 453 municípios. Instituído em 2007, o Plano de Expansão do programa tem o objetivo de atender a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse. 

O Acessa SP oferece conteúdo diferenciado além do acesso gratuito à internet banda larga. Durante as capacitações, os monitores são incentivados a envolver as comunidades em cursos com temas relacionados à educação, cultura, economia, emprego e trabalho, e saúde. São mais de 600 iniciativas registradas no Portal da Rede de Projetos do Acessa SP (http://rede.acessasp.sp.gov.br/), que serve como ambiente virtual de compartilhamento das experiências dos monitores.   

Vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o Acessa SP chega à marca de 1,7 milhão de usuários cadastrados. Em oito anos, o programa de inclusão digital já realizou mais de 41 milhões de atendimentos. 

Da Secretaria de Gestão Pública