Programa de inclusão digital de SP atende mais de 4 milhões em 2015

Postos do Acessa SP atendem todas as Regiões Administrativas do Estado. A região de Santos teve a melhor taxa de ocupação

ter, 12/01/2016 - 16h54 | Do Portal do Governo

Com 850 postos implantados no Estado de São Paulo para oferecer computadores e internet grátis, os postos do programa Acessa SP realizaram em 2015 mais de 4,3 milhões de atendimentos. Nesses locais os cidadãos podem utilizar computadores para fazer pesquisas, emitir documentos ou navegar livremente pela internet. Em 153 dos 850 postos já foi instalada a rede WiFi que, dependendo da localização do posto, pode ser acessada pelos usuários de seus dispositivos, como smartphones, em uma praça pública, por exemplo.

Das 15 Regiões Administrativas (RA), a de Santos, com 18 postos em funcionamento, teve a melhor taxa de ocupação na média anual, com 55,87%. Os postos do Acessa SP que funcionam em Itanhaém, no Poupatempo de Santos e no Mercado Municipal da cidade bateram recordes de atendimento, com ocupação das máquinas em 100% do tempo. Nos demais postos dessa região, a taxa média de ocupação variou de 21% a 78% no ano.

Com 94 postos instalados, a Região Administrativa de Sorocaba teve a segunda melhor taxa de ocupação, 37,73%, com o maior volume de atendimento nos postos das cidades de Tatuí, Itapeva, Guapiara, Boituva, Quadra e Itatinga. A região de São José dos Campos apresentou taxa de ocupação semelhante (37,28%). Nessa região funcionam 55 postos e o maior movimento foi nas unidades do Acessa SP de Cruzeiro, Guaratinguetá, São José dos Campos e no Acessa SP instalado no Poupatempo de Taubaté.

Em quarto lugar na taxa de ocupação, a Região Administrativa Metropolitana de São Paulo respondeu por 1,6 milhão de atendimentos nos 133 postos do Acessa SP. Lideraram os postos de Barueri, do Poupatempo Sé, Poupatempo Cidade Ademar, da CPTM Barra Funda, de Mauá e do Poupatempo Itaquera.

Nas demais Regiões Administrativas – Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Registro e Barretos -, onde funcionam 395 postos do Acessa SP em diferentes municípios, a taxa média de ocupação ficou próximo de 30%.

Do Portal do Governo do Estado