Programa de formação profissional pela TV começa em Julho

Lançamento do curso aconteceu nesta quinta-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes

qui, 28/06/2007 - 16h41 | Do Portal do Governo

Ensino técnico de qualidade com aulas pela televisão. Esta é a aposta do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, que divulgou no final da manhã desta quinta-feira, 28, o dia de exibição do primeiro capítulo do programa Telecurso TEC. O resultado da parceria com a Fundação Roberto Marinho, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, poderá ser conferido pelos alunos-telespectadores a partir do dia 9 de julho, uma segunda-feira.

O investimento do governo do Estado no programa é de R$ 12,8 milhões. Além de ampliar a oferta do ensino técnico, o Telecurso TEC ainda tem por objetivo contribuir para a qualificação de jovens e adultos trabalhadores. O documento que formaliza a parceria foi assinado no dia 15 de março do ano passado pelo então governador Geraldo Alckmin.

O telecurso vai oferecer cursos modulares de nível técnico, utilizando um sistema de educação à distância e presencial. Os cursos terão foco em Administração Empresarial, Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria. Três pontos foram decisivos para essa escolha, explica a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá: “Altos índices de empregabilidade, alta demanda e viabilidade de aplicação de metodologia de ensino a distância”.

José Serra afirmou que o objeto do curso é preocupação central de seu governo. “Quadros profissionais bem preparados representam oportunidades em dois níveis: maiores oportunidades de trabalho e maiores oportunidades de negócios para as empresas. E isso é fundamental quando se pensa no progresso e no desenvolvimento”.

Para o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, “o Telecurso TEC traduz, em seu conceito e de forma exemplar, o que sempre foi uma prioridade: o bom uso da comunicação em prol de uma educação de qualidade”. Segundo ele, um projeto vanguardista como este, “só poderia acontecer em São Paulo, chancelado pelo governo do Estado e pela excelência do Centro Paula Souza”.

O ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que o Telecurso TEC proporcionará um salto extraordinário, facilitando a vida dos estudantes, reduzindo custos e permitindo acesso aos mais distantes. “É uma verdadeira revolução no acesso ao ensino técnico, à qualificação profissional, à educação para o trabalho, melhoria salarial e à oportunidade de emprego. É um grande salto de qualidade”.

O vice-governador e Secretário Estadual do Desenvolvimento, Alberto Goldman, também saudou com entusiasmo o início do programa. “É uma tarefa fantástica fazer com que se possa dar oportunidade a milhões de jovens que, talvez sem isso, não pudessem chegar às salas de aula”.

O evento contou ainda com a presença do Secretário Estadual de Comunicação Hubert Alquéres, a Secretária Estadual da Educação, Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconselos, o Secretário Estadual Interino de Emprego e Trabalho, Nelson Costa, e o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun.

Modalidades

Inicialmente, três redes de televisão vão exibir os programas: Globo, no horário das 5h30 da manhã; TV Cultura, às 11h; e o canal Futura, às 18h. “São três emissoras de alcance nacional. De maneira que não é algo restrito a São Paulo, vai beneficiar todo o país”, garantiu Serra. Outros centros de ensino técnico também poderão replicar o curso presencial, desde que façam convênio com a Fundação Paula Souza, lembrou o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho. “Empresas, escolas, enfim, qualquer entidade do Brasil pode fazer este convênio e ter a tecnologia e o treinamento para realizar o curso presencial”, disse.

Na modalidade presencial, a divisão é feita em turmas de 35 alunos e os estudantes contam com um orientador de aprendizagem e diversos recursos didáticos multimídia (TV, CD-ROM, material impresso e ambiente virtual).

No formato aberto, os estudantes participam individualmente do curso, acompanhando as atividades propostas nos livros didáticos e nos programas de TV. O Telecurso TEC foi dividido em três módulos com 45 programas cada e as aulas serão exibidas pelas emissoras de televisão de segunda a sexta-feira.

A partir do ano que vem, o formato on-line estará disponível. Será organizado em turmas de educação à distância, permanentemente apoiadas por um tutor que conduz as atividades por meio de site na internet.

Como definido pelo Centro Paula Souza, o sistema de avaliação é o mesmo para as três modalidades. A cada módulo, o aluno se submete ao exame presencial: caso seja aprovado, recebe um certificado de qualificação técnica correspondente a uma ocupação dentro da área. O primeiro módulo é comum para os três cursos e permite que o estudante faça outros cursos simultaneamente ou mude de direção no segundo módulo. Concluídos os três módulos, obtém o diploma de técnico com validade nacional.

Avanços

Serra lembrou à platéia de suas duas grandes metas quando o assunto é ensino profissionalizante. Ao fim de quatro anos, o governador espera dobrar o número de Fatecs (Faculdades de Tecnologia de São Paulo): de 26 para 52. Além disso, Serra também quer ampliar o número de estudantes matriculados nas ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) dos atuais 75 mil para 175 mil. “Vamos colocar São Paulo em sintonia com as mudanças culturais no mercado de trabalho”, disse o governador.

O Telecurso TEC mal deu os primeiros passos e já é possível medir seu avanço. “Estamos iniciando uma experiência junto aos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na periferia de São Paulo. São seis CEUs que, a partir da próxima semana, começam o curso técnico na modalidade presencial”, disse Laura Laganá ao mencionar as parcerias firmadas com as Secretarias Estadual e Municipal da Educação.

O curso funcionará em tec-salas instaladas nos CEUs Inácio Monteiro, Paz, Pêra Marmelo, Rosa da China, Três Lagos e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Sales.

Data emblemática

Optar pelo dia 9 de julho para iniciar o programa não foi uma obra do acaso. A data marca o levante paulista em defesa da democracia definido pela história como a Revolução Constitucionalista de 1932.

Durante discurso, o governador José Serra lembrou à platéia o fato de o jornalista Roberto Marinho ter apoiado o movimento. “Ele fez de seus órgãos de comunicação uma trincheira permanente da defesa dos valores democráticos”. Nessa data simbólica, frisou Serra, só não será feriado para os jovens que vão começar os estudos no Telecurso TEC.

Manoel Schlindwein