Programa de DST/AIDS de São Paulo é modelo para o País

Existem 82 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) distribuídos pelo Estado

qua, 05/12/2007 - 10h32 | Do Portal do Governo

Em São Paulo, além da Casa da Aids, vinculada ao HC da FMUSP, há também o Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids – considerado modelo organizacional no Brasil e na América Latina.

A estrutura da Casa da Aids inclui ambulatório, hospital-dia (13 leitos) e equipe de 63 profissionais da saúde, entre infectologistas, ginecologistas, oftalmologistas, dentistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos e apoio administrativo.

Atende a três mil pacientes infectados, com média de 42 anos. A Casa tem capacidade para receber 200 novos doentes por ano, priorizando adolescentes e gestantes.

O Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids, ligado à Secretaria Estadual da Saúde, coordena o Programa Estadual DST/Aids. Situada na cidade de São Paulo, a sede do CRT treina profissionais da rede estadual envolvidos e realiza pesquisas científicas na área.

Nesse local, há também um hospital para atendimento especializado aos portadores de aids. Enquanto os pacientes infantis aguardam assistência têm à disposição uma brinquedoteca.

A unidade participa do Projeto Leia Comigo, da Secretaria da Educação, e dispõe aos pacientes livros de gêneros diversos. Além da leitura no próprio local, também são admitidos empréstimos.

O programa estadual possui postos de atendimento descentralizados. Cada local é responsável pela prevenção, assistência e acesso gratuito ao tratamento. Até dezembro de 2005, havia 68.116 doentes sob terapia anti-retroviral no Estado.

Existem 82 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) distribuídos pelo Estado, que funcionam para divulgar práticas sexuais seguras, ampliar o acesso ao diagnóstico sorológico e encaminhar os infectados pelo vírus do HIV, hepatite e sífilis, aos serviços de atenção especializada. Esses CTA são vinculados aos serviços de Unidade Básica de Saúde.

O Estado dispõe de 184 ambulatórios para atender portadores de HIV/aids, 252 ambulatórios para DST, 28 hospitais-dia, 22 serviços de assistência domiciliar terapêutica, 556 leitos públicos e privados (filantrópicos) para portadores de HIV/aids. 

SERVIÇO

Disque DST/aids 0800-16 25 50 (de qualquer lugar do Brasil)

Das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira

Informe-se sobre o local mais próximo de sua casa para fazer o teste gratuito 

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)