Programa de combate à violência contra a pessoa com deficiência entra em vigor

Governo criou Comissão de Acompanhamento com representantes de diversas secretarias

qua, 30/10/2013 - 11h03 | Do Portal do Governo

A partir desta última sexta-feira, 25, seis secretarias de Estado, Ministério Público e Defensoria começam a executar o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

A ação, que tem o objetivo de ampliar e aperfeiçoar as notificações de casos de violência contra os deficientes, também pretende implantar novas medidas de defesa dos direitos e fortalecer a rede de proteção social.

A Comissão de Acompanhamento e Monitoramento, que já foi empossada, indicará a forma e os prazos para que cada uma das ações entrem em vigor.  A função desta comissão será assegurar o exercício dos direitos e o respeito à cidadania das pessoas com deficiência.

O programa tem três eixos de atuação. Um deles é inserir campos, nos boletins de ocorrência policiais (B.O.) e em serviços como o 190, indicando se a vítima tem algum tipo de deficiência.

Os outros são informar e treinar cerca de 20 mil servidores públicos sobre o que é deficiência e um último que inclui campanhas de conscientização, a oferta de apoio psicológico e o encaminhamento de vítimas, familiares e até de agressores a cursos profissionalizantes ou programas de geração de renda.  

Do Portal do Governo do Estado