Programa de capacitação do Fundo Social forma mais uma turma

A formatura contou com a participação da presidente do Fussesp, Renéa Lembo

qua, 22/11/2006 - 13h51 | Do Portal do Governo

Transformar a vida das pessoas pela capacitação profissional. Essa é a finalidade do programa Jardim Escola, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) na geração de emprego e renda. O programa iniciou há mais de dois anos e nesta quarta-feira, dia 22, formou a quinta turma.

A cerimônia de formatura dos 29 alunos foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença da presidente do Fundo Social, Renéa Lembo. “Quero destacar a seriedade deste programa, que possui uma visão moderna e não-assistencialista, dando oportunidade para que as pessoas possam ter sua renda através do trabalho”, ressaltou.

O curso profissionalizante de jardinagem e horticultura foi realizado no Jardim Botânico com professores do Instituto de Botânica.  A partir de agora, os formandos estão capacitados para a formação de mão-de-obra especializada nessas áreas.

Guilhermando Figueiredo, de 43 anos, é um dos alunos que se formou hoje. Para ele, a busca pela qualificação foi o que lhe motivou a fazer o curso. “Hoje eu me sinto capaz de procurar um emprego melhor. E não pretendo parar por aqui. Quero fazer outros cursos para que, cada vez mais, me torne um profissional capacitado”, disse.

Na cerimônia, cada aluno recebeu um brinde e um certificado, além de kits de ferramentas e botas para que possam dar continuidade aos conhecimentos adquiridos. O curso é direcionado às pessoas com mais de 18 anos, alfabetizadas e residentes na Região Metropolitana de São Paulo.

Para a formanda Maria Aparecida Rodrigues, de 65 anos, o curso foi um recomeço. Aposentada, viúva recentemente e com os filhos morando fora, ela viu no curso uma oportunidade de melhorar sua vida. “Eu trabalhei muitos anos como copeira num hospital, mas depois que me aposentei, perdi a vontade de viver. Com o curso, além do aprendizado, foi uma forma de não me sentir tão sozinha. Fiz amigos e hoje me sinto útil para fazer outros trabalhos”, desabafou emocionada.

Várias empresas do setor já contrataram alunos formados nesta e em turmas anteriores. A primeira turma do “Jardim Escola” foi formada em outubro de 2004.

Participaram da formatura Dácio Roberto Mateus, representando a Secretaria do Meio Ambiente, além de parceiros do programa e familiares dos formandos.

Manuela Sá