Programa de bônus da Sabesp mantém 83% de adesão

Economia no consumo de água é suficiente para abastecer as cidades de Campinas e São Bernardo do Campo somadas

ter, 14/07/2015 - 20h33 | Do Portal do Governo

A população de São Paulo manteve no mês de a mesma colaboração ao programa de bônus da Sabesp registrada em maio, quando foi obtido o melhor resultado, 83% dos clientes da companhia na Região Metropolitana reduziram o consumo de água. Em junho, a economia média foi de 6,2 mil litros por segundo, volume suficiente para abastecer cerca de 1,9 milhão de pessoas ou as populações das cidades de Campinas e São Bernardo do Campo somadas.

Em junho, o percentual de usuários que consomem acima da média também se manteve em 17%. Desses 17%, 10% tiveram de pagar tarifa de contingência por gastarem mais que a média de consumo de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014; os demais 7% elevaram o gasto, mas não foram enquadrados na sobretaxa por consumirem menos de 10 mil litros mensais ou estarem cadastrados na Tarifa Social.

Dos 83% que reduziram o gasto de água em maio, 73% efetivamente ganharam o bônus, enquanto os demais 10% diminuíram o consumo, mas não o suficiente para receber o desconto na fatura da Sabesp. Tem direito ao benefício o cliente que baixar o gasto na comparação com a média do período de fevereiro de 2013 a janeiro do ano passado, a mesma base utilizada para determinar a cobrança do ônus.

O programa de bônus foi implantado em fevereiro de 2014 para os moradores atendidos pelo sistema Cantareira. Nos meses seguintes, foi ampliado para os municípios atendidos pela Sabesp na Grande São Paulo. Já a sobretaxa é de 40% sobre o valor da tarifa de água para quem exceder até 20% a média do consumo ou 100% sobre o valor da tarifa de água para quem ultrapassar 20% da média. O objetivo da tarifa contingenciada não é arrecadar, e sim incentivar o uso racional da água.

Do Portal do Governo do Estado