Programa de bônus da Sabesp atinge em maio adesão recorde

Economia média foi de 6,2 mil litros por segundo, volume suficiente para abastecer as cidades de Campinas e São Bernardo do Campo somadas

seg, 22/06/2015 - 17h39 | Do Portal do Governo

O mês de maio de 2015 registrou o maior percentual de adesão ao programa de bônus da Sabesp desde sua adesão, em 1º de fevereiro de 2014. A economia média foi de 6,2 mil litros por segundo, volume suficiente para abastecer cerca de 1,9 milhão de pessoas ou as populações das cidades de Campinas e São Bernardo do Campo somadas. No mês passado, 83% dos clientes da companhia na Região Metropolitana de São Paulo reduziram o consumo de água, enquanto o percentual em março e abril foi de 82%.

O aumento na adesão ao bônus é consequência da queda no percentual dos usuários que elevaram o consumo: em maio foi de 17%, contra 18% em abril. Desses 17%, 10% tiveram de pagar tarifa de contingência por gastarem mais que a média de consumo de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014; os demais 7% elevaram o gasto, mas não foram enquadrados na sobretaxa por consumirem menos de 10 mil litros mensais ou estarem cadastrados na Tarifa Social.

Iniciativas como o bônus, além de obras de interligação entre mananciais e outras medidas adotadas pela Sabesp, reduziram em 58% a dependência do Cantareira, o sistema produtor mais afetado pela seca. Na comparação com fevereiro do ano passado, quando o bônus passou a valer, a produção de água do Cantareira caiu 18,4 mil litros por segundo em maio.

Dos 83% que reduziram o gasto de água em maio, 73% efetivamente ganharam o bônus (contra 72% em abril), enquanto os demais 10% diminuíram o consumo, mas não o suficiente para receber o desconto na fatura da Sabesp. Tem direito ao benefício o cliente que baixar o gasto na comparação com a média do período de fevereiro de 2013 a janeiro do ano passado, antes da crise (a mesma base utilizada para determinar a cobrança do ônus).

Considerando todos os clientes que receberam bônus no mês passado, 63% reduziram o consumo em mais de 20% (faixa de bonificação de 30%), 5% diminuíram o uso entre 15% e 20% (faixa de bônus de 20%) e outros 5% tiveram um gasto de água entre 10% e 15% menor e ganharam bônus de 10%.

As informações são da Sabesp.

Do Portal do Governo do Estado