Programa de Auto-Emprego gera sete novas microempresas na Capital

Iniciativa é resultado da formatura de 305 empreendedores de áreas diversas

seg, 02/07/2001 - 18h32 | Do Portal do Governo

Iniciativa é resultado da formatura de
305 empreendedores de áreas diversas

Sete novas microempresas iniciaram oficialmente neste domingo, dia 1º de julho, suas atividades na Capital. Os empreendimentos são resultados de cursos do Programa de Auto-Emprego (PAE), desenvolvido pela Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho. Neste domingo, dia 1º, foram formados 305 novos empreendedores que se qualificaram nos cursos de Confeitaria e Congelados, Corte e Costura, Serigrafia, Telefonia e Fabricação de Bolsas. Durante 60 dias, os alunos aprenderam os ofícios e simultaneamente formaram as sete microempresas, que agora entram em atividade no mercado.

Histórico

Implantado em 1996, o PAE visa à capacitação massiva da camada mais carente da população. A idéia é formar pequenos empreendedores capazes de gerar renda própria e despertar o espírito empreendedor daqueles que hoje se encontram à margem do processo produtivo, afastando o fantasma do desemprego da vida do trabalhador brasileiro.

O Governo do Estado já investiu R$ 7,9 milhões no programa desde sua implantação e prevê gastar mais 3,8 milhões até o final deste ano. De acordo com o secretário Walter Barelli, o PAE já capacitou mais de 17 mil pessoas em 85 municípios no Estado de São Paulo, proporcionando o surgimento de 534 empresas comunitárias ou microempresas, além de dezenas de iniciativas individuais, com a geração de aproximadamente 13 mil empregos diretos.

Desempregados, subempregados, pessoas sem qualificação profissional e com baixa escolaridade são os que mais recorrem a esse tipo de treinamento, sonhando com o retorno ao mercado formal de trabalho. São pessoas com mais de 16 anos, na maioria moradores da periferia, com pouca ou nenhuma perspectiva de realização profissional que se qualificam pelo método ‘Aprender fazendo’. São as mulheres que comandam 65% dos empreendimentos resultantes do programa de capacitação fornecido pelo PAE.

Mais informações sobre os cursos do Programa de Auto-Emprego podem ser obtidas no site da Secretaria do Emprego: www.emprego.sp.gov.br.