Programa da USP ajuda jovens a escolher profissão

Escolas mais visadas pelos estudantes são as Faculdades de Medicina e de Direito

ter, 08/04/2008 - 10h36 | Do Portal do Governo

Escolher a profissão é um dos maiores dilemas do jovem que deseja ingressar no ensino superior. Para amenizar essa dúvida, a Universidade de São Paulo (USP) criou o programa A Universidade e as Profissões, que desde 1991 atendeu cerca de 450 mil estudantes paulistas e de outros Estados.

Alunos dos ensinos médio, técnico e de cursinhos pré-vestibulares visitam as 40 unidades da USP no Estado (faculdades, museus, hospitais e institutos especializados) para conhecer cursos, professores, instalações e obter informações úteis na hora de optar pela futura carreira.

As visitas são marcadas somente por telefone, com antecedência de 15 a 20 dias. A coordenação do programa é da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que instalou comissões representativas da iniciativa em todas as unidades da USP possíveis de serem visitadas. São grupos formados por professores que organizam a visitação monitorada.

O pró-reitor de Cultura, professor Ruy Alberto Corrêa Altafim, salienta que a proposta vai além do incentivo à aptidão profissional do jovem. Conta que é também uma forma de reduzir a evasão escolar, de alunos que às vezes deixam o curso por causa de uma má escolha. Ruy Altafim ressalta que estudante satisfeito com a opção tem todas as chances de ser um profissional bem-sucedido.  

Catálogos – Quem participa das visitas também recebe o catálogo A Universidade e as Profissões, com inúmeras informações sobre a USP e seus cursos. Ao folhear as mais de 100 páginas do livro, o aluno conhece todas as carreiras oferecidas por escolas da universidade, número de vagas disponíveis no ano e outros dados. Tudo é dividido por câmpus, da capital e das seis cidades do interior (Bauru, Lorena, Piracicaba, São Carlos, Pirassununga e Ribeirão Preto).

No final da publicação, o estudante encontra uma seção inteira, com 30 páginas, dedicada às profissões dos cursos da USP. São informações sobre o mercado de trabalho, tipo de empresa ou instituição que emprega o profissional formado e as faculdades da USP que oferecem a disciplina.

Este ano, a Pró-reitoria de Cultura divulgou 240 mil catálogos, que também são distribuídos no kit da Fuvest, na Feira das Profissões, que acontece todo ano na USP, e na Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace) – realizada no mês passado – na Escola Politécnica. A Feira das Profissões deste ano será em agosto. Bibliotecas de escolas públicas do ensino médio também costumam receber o livrinho.  

Mais procuradas 

Cecílio de Souza, assistente técnico da Pró-reitoria de Cultura, informa que 16 mil pessoas se inscrevem no programa a cada ano, mas só 12 mil realmente participam das visitas. O número de alunos por grupo, pondera Cecílio, depende do espaço físico do local visitado. Alguns recebem 50 estudantes, outros quase mil.

As unidades abrem suas portas ao programa apenas um dia por ano, entre março e setembro. Porém, há duas escolas da USP que têm tantas inscrições que marcam visitas duas vezes, uma a cada semestre. São os casos da Faculdade de Medicina, na capital, a mais procurada, e a Faculdade de Direito, do Largo São Francisco, a segunda preferida.

A Medicina recebe cerca de 900 alunos a cada visita e a São Francisco, 700. No interior, as mais visitadas são Engenharia de São Carlos (500 pessoas) e a Química de Ribeirão Preto (300).  

SERVIÇO

Datas da visitação estão no site www.usp.br/prc ou em folder disponível na Pro-reitoria de Cultura, em frente ao prédio do Museu de Arte Contemporânea Cidade Universitária – capital. Inscrições e informações, ligue (11) 3091-3511/3513  

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial