Programa da Sabesp para reciclagem do óleo de fritura evita acidentes ambientais

Programa se espalhou por várias regiões do Estado, como Presidente Prudente, Osasco e Registro

seg, 06/05/2013 - 8h34 | Do Portal do Governo

Você sabia que jogar óleo de cozinha em ralos pode provocar entupimento nas instalações internas e nas próprias redes de coleta de esgoto? O óleo se mistura com os restos de lixo descartados indevidamente pela população e forma uma barreira de sujeira.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Com o despejo indevido do óleo de fritura, rios e lagos também podem ser contaminados, o que compromete a vida de espécies marinhas. Outro malefício causado é a proliferação de microorganismos e danos às plantas.

Por isso a Sabesp criou o Prol (Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura) em parceria com ONGs e Associações de Moradores. No Prol, o óleo é coletado e descartado em bombonas plásticas de 50 litros.

O Programa que se iniciou no bairro Cerqueira César, na capital, já se espalhou para outras regiões, como Osasco, Registro, Itapetininga, Lins, Jales, Presidente Prudente e Pindamonhangaba.

Os resultados foram monitorados e dos 1.600 condomínios, 1.500 aderiram à causa. Só na região de Cerqueira César, há 11,5 mil ligações de água e uma população de 139 mil pessoas.

Do Portal do Governo do Estado