Programa da Nossa Caixa recebe prêmio de qualidade de vida

Objetivo do projeto é contribuir para que funcionários tenham boas perspectivas de qualidade de vida no período pós-carreira

dom, 02/12/2007 - 16h23 | Do Portal do Governo

O programa de preparação para aposentadoria da Nossa Caixa, o “Projeto Nova Vida”, receberá na segunda-feira, 3 de dezembro, o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV) da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). A entrega do prêmio acontecerá em solenidade a ser realizada no Hotel Sofitel, em São Paulo. O projeto foi selecionado após avaliação de uma comissão de auditores da ABQV. A Nossa Caixa é a primeira empresa a ter um programa de preparação para aposentadoria premiado por essa instituição.

O Projeto Nova Vida foi criado pela Nossa Caixa em 2004 com o objetivo de contribuir para que os funcionários do banco passem a ter mais tranqüilidade no momento de se desligarem da empresa em razão da aposentadoria e boas perspectivas para o período pós-carreira. O público alvo do programa são os funcionários do banco com previsão de aposentaria nos próximos cinco anos. Hoje, a Nossa Caixa tem aproximadamente 4.900 colaboradores que se enquadram nesse perfil. O quadro completo do banco é de 15.225 funcionários.

O programa é composto por um workshop com duração de dois dias, realizado por consultoria externa especializada em programas de aposentadoria; constante envio de textos com reflexões sobre aposentadoria aos participantes do projeto; encontros anuais para acompanhamento e assistência de psicólogos e assistentes sociais da Nossa Caixa, sempre que solicitados.

Os participantes são estimulados a identificar e a desenvolver novas habilidades e talentos para formular um projeto futuro de vida com qualidade. As informações e vivências relatadas durante o programa buscam provocar reflexões sobre as mudanças comuns nessa fase da vida e a necessidade de planejar o desligamento da empresa de forma psicologicamente saudável.

Desde que foi criado, o “Nova Vida” já contou com a participação espontânea e gratuita de mais de 300 funcionários da Nossa Caixa. Para o próximo ano, está prevista a realização de, no mínimo, quatro workshops em diferentes regiões do Estado.

Projeto dá mais tranqüilidade a quem está próximo da aposentaria Paulo Roberto Grigolon, 52 anos, gerente de auditoria da Nossa Caixa, participa do Projeto Nova Vida há pouco mais de um ano. Funcionário do banco há quase 30 anos, Grigolon se aposentou recentemente pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e se prepara para se desligar da empresa em aproximadamente dois anos.

Grigolon avalia o projeto Nova Vida como um fator decisivo para que pudesse conquistar tranqüilidade e segurança na etapa atual de sua carreira. “Hoje, sinto-me muito bem preparado para enfrentar os desafios futuros e absorver de forma adequada o impacto que a aposentadoria ocasionará em minha vida pessoal, emocional e financeira”, disse.

O gerente de auditoria diz que o projeto o ajudou a traçar planos para uma segunda carreira após a aposentadoria. “Mas dessa vez não será mais profissional e, sim, pessoal. Pretendo trabalhar em causas que possam trazer satisfação pessoal”.

Da Nossa Caixa

(I.P.)