Programa da Nossa Caixa dá bolsa de estudo a alunos da Unesp

Projeto Adote um Aluno apóia 85 estudantes

sáb, 24/05/2008 - 13h51 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa apóia 85 estudantes universitários da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) por meio do projeto “Adote um Aluno”. O objetivo é que estes alunos consigam se manter nas cidades do interior do estado em que os cursos são oferecidos pela instituição. A Nossa Caixa patrocina a iniciativa desde 2002 e, neste ano, destinará R$ 224,5 mil ao projeto.O programa atende hoje a 1.480 bolsistas com auxílio de R$ 2.640 ao ano.

Podem solicitar o auxílio alunos egressos de escola pública e que os pais ganhem até dois salários mínimos. Durante o período da bolsa, os alunos são submetidos a controle de assiduidade, avaliação de notas e monitoramento dos serviços prestados à comunidade relacionados à área de graduação escolhida. A bolsa é válida por um ano e, após esse período, o aluno pode pleiteá-la novamente.

A cada ano, cresce o número de alunos subsidiados com o apoio da Nossa Caixa. Em 2006, foram contemplados 57 alunos. No ano passado, 75 bolsistas foram apoiados pelo banco. “Ao oferecer as bolsas, apostamos no futuro desses jovens e, conseqüentemente, apoiamos o desenvolvimento de São Paulo, um de nossos principais compromissos como banco oficial do estado”, afirma Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Nossa Caixa.

Oportunidade

Após passar no vestibular, a preocupação com os recursos para custear moradia e alimentação em outro município – para alguns até em outro estado-, ao longo de quatro ou cinco anos, é uma dura realidade para muitos calouros. Há também aqueles que, embora morem com os pais na mesma cidade do campus universitário, não podem arcar com custos de xérox e materiais em geral.  Graças ao projeto, inúmeros talentos não foram desperdiçados e estarão em poucos anos aptos a atuar profissionalmente.

Luciene Amantina da Silva, de 20 anos, por exemplo, é estudante do curso de Ciências Sociais do campus da Unesp de Marília. Antes de passar no vestibular, morava com os pais e mais dois irmãos em Osasco, na Grande São Paulo. A 444 quilômetros de sua cidade natal, para conseguir dividir as despesas com mais três estudantes em um modesto apartamento de dois quartos, próximo à universidade, precisava da ajuda do pai aposentado e da mãe, que trabalha em uma creche.

Devido à distância e ao valor da passagem, Luciene visita a família em Osasco, eventualmente, em feriados. “Este ano, desde que começaram as aulas, ainda não voltei para casa”, afirma. “Também gasto o menos possível com despesas básicas”. Este mês, a estudante foi contemplada com a bolsa do “Adote um Aluno”. Como bolsista, prestará serviços à comunidade por meio de um projeto na área de ciências sociais que desenvolverá sob a supervisão de um orientador. “É uma grande oportunidade, pois além de ajudar nas despesas, ainda terei a oportunidade de me envolver em um projeto de pesquisa”, conclui.

Estudante do 4° ano de Física Biológica, em São José do Rio Preto, Vinícius Ladeia Semezim optou por um curso oferecido na mesma cidade em que mora com os pais. Apesar de não enfrentar as dificuldades de sair de casa, Vinícius não tinha condições de arcar com os custos de transporte – ele mora a 40 minutos de ônibus do campus -, xérox e livros. Durante toda a vida, estudou em escola pública. Sua mãe cuida da casa e vende produtos de beleza de marcas brasileiras, enquanto seu pai trabalha como porteiro.

Em 2003, ele conseguiu uma bolsa em um cursinho pré-vestibular onde seu pai trabalhava. Entrou na Unesp em 2005 e durante o primeiro ano conseguiu a bolsa “Adote um Aluno”. Nos dois anos seguintes, custeou os estudos com uma bolsa de auxílio estudantil da própria universidade. Para terminar o curso, recorreu novamente ao “Adote um Aluno”. “A bolsa me ajuda a pagar meu almoço, pois passo o dia inteiro na faculdade, além de outras despesas com transporte e material”, diz.

Do Banco Nossa Caixa

(I.P.)