Programa da Fundação Pró-Sangue vai até as empresas realizar coleta

Antes do programa, as doações convencionais representavam em média 11 mil bolsas de sangue por mês. Agora, são 11,5 mil

qua, 16/06/2010 - 13h30 | Do Portal do Governo

Atualmente existe nova opção para empresas, universidades, escolas e instituições comunitárias da Grande São Paulo exercerem a ação solidária e incluírem seus funcionários na campanha de doação de sangue. É o programa de coleta externa da Fundação Pró-Sangue, retomado no final do ano passado.

A adesão é tão grande que quem se inscrever agora na iniciativa receberá a equipe técnica e material de coleta de sangue na empresa somente em outubro. A médica Sandra Esposti, responsável pelo programa de coleta externa da Pró-Sangue, diz que o serviço é oferecido duas vezes por semana.  

A doutora Sandra cita o crescimento de 5% no número de coletas. Antes do programa, as doações convencionais representavam em média 11 mil bolsas de sangue por mês. Agora, são 11,5 mil. “Mas o número ainda é pequeno. Nossa meta é alcançar 10% de aumento até dezembro”, frisa.

Entre os requisitos exigidos, recomenda-se que a instituição reúna grupo a partir de 100 pessoas e que disponha de instalação apropriada, com área bem ventilada de, no mínimo, 100 metros quadrados, bebedouro e banheiros próximos. Técnicos da Pró-Sangue vistoriam o local sugerido com antecedência para avaliação.

A Pró-Sangue oferece equipe de médicos, enfermeiros, biologistas e auxiliares das áreas técnica e administrativa e materiais – lanche, insumos, cadeiras, macas, aparelhos de pressão e outros equipamentos.

Já o funcionário que doar sangue deve ter entre 18 e 60 anos, pesar acima de 50 quilos e boa condição de saúde. Na hora da doação, o candidato passará por avaliação médica e deve evitar ingestão de alimento gorduroso e bebida alcoólica. Não é necessário estar em jejum. O serviço de coleta externa foi idealizado em 1995. Durante sua vigência, até 2006, coletou 275.318 bolsas de sangue em cerca de mil empresas.

Serviço

A empresa interessada em participar da coleta externa pode contatar a Divisão de Medicina Transfusional da Pró-Sangue para orientações técnicas.

Agendamento pelo telefone (11) 3061-5544, ramal 376 ou ramal 321; de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Outra opção é o e-mail coletaexterna@prosangue.sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial