Programa da EMTU visa a melhorar qualidade do ar

Criado em 2008, "ConscientizAR" conta com a experiência de técnicos treinados pela Cetesb

sáb, 06/10/2012 - 10h28 | Do Portal do Governo

Preocupada em reduzir os impactos de material articulado na atmosfera, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) mantém um programa de fiscalização dos motores dos ônibus. Por meio do “ConscientizAR”, a empresa colabora com a diminuição na emissão de poluentes e, consequentemente, com a melhora da qualidade do ar.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Criado em 2008, o programa possui caráter educativo e informa sobre a necessidade de manter os motores regulados. A fiscalização é dirigida a 40 empresas concessionárias das regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, envolvendo uma frota de seis mil ônibus do sistema regular, 16 mil do fretamento e quase mil ônibus escolares.

Técnicos treinados pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) medem diariamente o material particulado (fumaça preta) que sai do escapamento dos veículos. Em caso de irregularidade, a empresa deve se adequar ao nível de emissão permitido pela regulamentação e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização.

Do Portal do Governo do Estado