Programa Cultura nos Parques leva espetáculos para periferia da capital

Neste final de semana, quatro deles serão realizados no Parque do Carmo, em Itaquera

sex, 19/11/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Cultura nos Parques, programa da Secretaria da Cultura que leva espetáculos culturais, aos finais de semana, para os parques públicos da periferia de São Paulo, encerra em novembro a sua edição 2010.

No dia 20, os moradores de Itaquera, na zona leste, poderão assistir a quatro atrações diferentes no Parque do Carmo: Iya Omo, do grupo Circo de Ébanos, é um espetáculo circense focado na cultura negra; Ponta Virada, com o Maracatú Prego Batido, é uma apresentação de percussão, canto e dança em homenagem ao maracatu de baque virado, manifestação nordestina; já o Nicolas Krassik Trio faz um show que mistura ritmos como samba, choro e forró; por fim, Tuco e o Batalhão de Sambistas é expoente da atual cena do samba da Paulicéia, e sua música é composta da tradição do samba de terreiro, choro e grandes sambas da Época de Ouro da nossa música popular.

“O objetivo é promover espetáculos como opção de lazer para o público das periferias de São Paulo, formando novos públicos e valorizando os parques”, afirma o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

Cultura Circulante

O Cultura nos Parques integra o programa Circulando Cultura, que busca ampliar as ações da Secretaria de Estado da Cultura em regiões de maior vulnerabilidade social no município de São Paulo. Além da Maratona, o programa tem outras linhas de atuação como é o caso do Vá ao Museu, que leva públicos de baixa renda e moradores das regiões mais distantes do centro a conhecer os museus da Secretaria na capital, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de São Paulo; e a Maratona Cultural, que apresenta, durante um fim de semana, atrações artísticas para todos os tipos de público em centros culturais da periferia.

Serviço
Parque do Carmo
Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera
Sábado, 20
às 12 horas
Circo de Ébanos – (Circo)
às 14 horas
Maracatú Prego Batido (Cultura Popular)
Percussão, canto e dança formam a base do grupo, que passeia pelos diversos baques e alguns ritmos da cultura copular afro-brasileira, como coco, afoxé, ciranda e marcha. O trabalho presta homenagem ao maracatu de baque virado, manifestação nordestina que enriquece culturalmente o Brasil com seus valores de raiz.
às 15 horas
Nicolas Krassik Trio (Música)
O violinista francês Nicolas Krassik, radicado no Brasil desde 2001, descobriu a música brasileira em eventos realizados em Paris. Chegando ao Rio de Janeiro, teve imediato contato com o Samba, o Choro, o Forró, no bairro da Lapa, tocando com grandes artistas brasileiros. Neste show fará um apanhado do seus quatro CDs acompanhado por Nando Duarte (Violão de 7 cordas) e Carlos Cesar (percussão).
às 16 horas
Tuco e  Batalhão de Sambistas (Música)
Tuco e o Batalhão de Sambistas, expoentes da atual cena do samba da Pauliceia é formado por sambistas que cultuam a tradição do samba de terreiro, mas que bebem na escola do choro e valorizam os grandes sambas da Época de Ouro da nossa música popular. O Batalhão, capitaneados pelo excelente cantor, Tuco, se prepara para lançar seu primeiro CD, “Peso é Peso”, gravado ao vivo em fevereiro e que contou com as luxuosas participações de Monarco, Nelson Sargento e Cristina Buarque.
Voz: Tuco. Violão 7 cordas, João Camarero. Violão 6 cordas, Junior Pita. Cavaco, Lucas Arantes. Surdo, Donga. Pandeiro, Beto Amaral. Pandeiro, caixa Agogô, tamborim e reco-reco, Rafael Toledo. Tamborim e agogô, Jorge Garcia. Cuíca, tamborim, agogô, Alfredo Castro

Da Secretaria da Cultura