Programa Criança Ecológica encanta alunos do interior de SP

Objetivo é conscientizar sobre a importância da conservação dos recursos naturais e do consumo sustentável

qua, 10/06/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Programa Criança Ecológica, lançado pela Secretaria do Meio Ambiente, para conscientizar crianças de 8 a 10 anos sobre a importância da conservação dos recursos naturais e do consumo sustentável, faz sucesso entre as crianças das escolas públicas de Ribeirão Preto e Sorocaba. O programa foi inaugurado no dia 4 deste mês. 

Em Ribeirão Preto, a Escola Municipal Alfeu Luís Gasparini foi a primeira a receber o programa – outras 26 receberão em breve o livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma!”. Além de usar o livro nas escolas, a prefeitura de Ribeirão Preto implantará cinco espaços do Criança Ecológica na cidade, cada um abordando uma das agendas ambientais: o Parque Luís Roberto Jabali (Curupira) e o Parque Ecológico Angelo Rinaldi (Horto Municipal) terão como tema a flora; o Parque Guarani, que ainda será criado, mostrará a importância da água com foco no Aqüífero Guarani; o Bosque e Zoológico Municipal trabalharão os temas de fauna e flora; e a Estação de Tratamento de Esgoto vai expor os problemas da poluição. Todos os espaços poderão ser visitados pelas escolas e as crianças participarão de atividades lúdicas e interativas.

Sorocaba 

Uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e a prefeitura municipal vai capacitar professores de 16 escolas da cidade para trabalharem o livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma” em sala de aula. 

Durante visita à cidade para lançar o programa, que aconteceu também no dia 4, o secretário Xico Graziano elogiou o trabalho da prefeitura para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.