Programa Creche Escola avança com 41 novas adesões

Governo do Estado vai investir pelo menos R$ 1 bilhão até 2014 para implantação de mil unidades

sex, 16/03/2012 - 13h41 | Do Portal do Governo

Com a adesão de 41 novos municípios nesta sexta-feira, 16, o Programa Creche Escola, das secretaria de Desenvolvimento Social e de Educação, chegou a 120 prefeituras contempladas com futuras creches. A previsão para este ano é ainda mais otimista. “Vamos chegar a 210 ainda em 2012”, afirmou o secretário Rodrigo Garcia. O volume diz respeito aos três primeiros meses do ano. No total, já são 289 adesões, contando as 169 do ano passado desde o lançamento do programa, em setembro.

Pela primeira vez, o Estado tem um programa de creches voltado para atender às necessidades dos municípios. “A educação infantil é uma responsabilidade das prefeituras, mas a demanda por creches é grande. Os municípios não têm recursos para construir unidades. Por isso, é fundamental o apoio do Estado”, avaliou o secretário. O Governo investirá R$ 1 bilhão em mil unidades em todo o Estado até 2014.

O Creche Escola é desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação. O programa tem como objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. A contrapartida do município é oferecer terreno com 2.000 m², abastecido com rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas.

Os últimos municípios contemplados são: Campinas, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Hortolândia, Itupeva, Jarinu, Joanópolis, Lindóia, Monte Mor, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Sumaré e Tapiratiba (região de Campinas); Analândia, Brotas, Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Leme, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição e Torrinha (região de Piracicaba); Águas da Prata, Divinolândia, São Sebastião da Grama e Tambaú (região de Mogiana); e Aparecida, Caçapava, Campos do Jordão, Cruzeiro, Jacareí, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba (Vale do Paraíba).

 Do Portal do Governo do Estado