Programa Clube Escola leva atividades gratuitas de lazer e cultura para estudantes

Alunos da rede poderão participar de atividades nos parques e clubes da capital

ter, 29/09/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação apresentou nesta terça-feira, 29, aos professores de 13 diretorias de ensino da capital o programa Clube Escola. Criada pela Secretaria Municipal de Esportes e com apoio da pasta, o projeto oferece aos alunos de escolas estaduais uma programação variada de atividades esportivas, culturais e recreativas, disponíveis gratuitamente nos parques e clubes espalhados pela cidade. 

A orientação foi transmitida pelo site www.rededosaber.sp.gov.br. O objetivo é que, com o apoio dos docentes para estimular os estudantes e divulgar a iniciativa, o programa chegue a um maior número de jovens.      

A implantação do Clube Escola começou em 2007, com um projeto-piloto que alcançava apenas 25 unidades da rede e foi expandido gradualmente ao longo dos últimos dois anos. Em 2009, a iniciativa chegou à marca de 95 “clubes” em espaços de lazer com atividades voltadas ao público escolar, beneficiando mais de 230 mil crianças.  

Uma pesquisa realizada com os alunos participantes revelou números muito positivos na melhoria da qualidade de vida e concentração das crianças e adolescentes que frequentam o programa. Cerca de 90% dos estudantes entrevistados afirmaram que as visitas ao clube contribuíram para a sua dedicação e esforço em outras atividades e 87% das crianças acreditam que as atividades propostas estimulam a criatividade. Aproximadamente 67% dos pesquisados disseram que seu desempenho na escola melhorou.    

As entrevistas foram realizadas com 540 crianças, entre 11 e 17 anos, durante os meses de maio e junho de 2008. 

Atividades diversificadas       

A diversidade de atrações oferecidas pela iniciativa é um dos pontos fortes do programa. Além de esportes populares como futebol e basquete, modalidades mais restritas como golfe e tênis são grandes atrações. 

Existem também os espaços temáticos, como o Clube Escola de Ciclismo, instalado no Parque das Bicicletas na Capital ou os 31 espaços dedicados às aulas de futebol. 

Da Secretaria da Educação