Programa Bolsa Universidade inscreve até sexta

Para saber mais, visite o endereço www.escoladafamilia.sp.gov.br

ter, 10/03/2009 - 9h17 | Do Portal do Governo

Ex-alunos da rede pública de São Paulo interessados em obter custeio integral do pagamento da mensalidade de curso superior podem se inscrever no Programa Bolsa Universidade, da Secretaria Estadual de Educação. As inscrições ficarão abertas até sexta-feira, 13, no site do Programa Escola da Família. Para ter direito a concorrer a uma das 6,8 mil bolsas, o jovem deve ter cursado as três séries do ensino médio na rede estadual ou municipal paulista e estar regularmente matriculado em curso de graduação de uma das 234 faculdades particulares conveniadas ao programa.

Outra exigência é que o universitário não receba nenhum benefício para pagamento da mensalidade. Pelo convênio, a secretaria arca com a metade do valor (limitado ao teto de R$ 267 por mês, renovável semestralmente) e a instituição privada de ensino superior responsabiliza-se pelo restante. Em retribuição ao pagamento da mensalidade escolar, o bolsista exerce serviço comunitário nos finais de semana nas escolas da rede pública. Nas 16 horas semanais (sábado e domingo, das 9 às 17 horas), o universitário atua em atividades recreativas e educativas (dança, música, informática, idioma e campanhas de saúde preventiva) envolvendo a comunidade.

Além da inscrição, o site do programa traz a lista completa das faculdades conveniadas, a quantidade de bolsas oferecidas por elas em seus cursos, a quantidade de vagas existentes nas Diretorias de Ensino (local onde o jovem prestará serviço comunitário), os requisitos necessários à obtenção da bolsa e o manual do candidato. Dia 26 de março será divulgado o resultado da seleção (inclui avaliação socioeconômica) e os bolsistas serão encaminhados às escolas, a partir de 4 de abril, para início das atividades comunitárias.

Serviço

No site www.escoladafamilia.sp.gov.br, o interessado se inscreve e obtém informações sobre as normas de concessão da bolsa e dos requisitos necessários. Mais informações, pelo telefone 0800-7700012 ou pelo e-mail escoladafamilia@fde.sp.gov.br

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial