Programa Bolsa Alfabetização recebe inscrições até segunda

Podem participar universidades de todo o Estado

sáb, 14/11/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Termina nesta segunda-feira, 16, o prazo de inscrição para as universidades de todo o Estado interessadas em participar do Projeto Bolsa Alfabetização. Esse projeto da Secretaria da Educação faz parte do Programa Ler e Escrever e leva um segundo professor para a sala de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental. 

“Os professores auxiliares têm a chance de vivenciar o processo de ensino e podem oferecer sugestões para melhorar a aprendizagem dos estudantes. Este projeto provoca diálogo entre a universidade e a escola pública”, afirma o secretário Paulo Renato Souza. 

Podem participar do projeto universidades públicas ou privadas que ofereçam cursos superiores presenciais de Pedagogia, com habilitação para magistério de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, ou Letras, com habilitação para o magistério. Em ambos os casos, os alunos devem cursar a partir do segundo semestre. 

As universidades conveniadas devem cumprir uma série de exigências, além de apresentar um plano de trabalho que será desenvolvido pelos alunos universitários com os estudantes da rede estadual. O Ler e Escrever define pagamento mensal à universidade participante de R$ 500,00 por classe atendida (por professor). 

O convênio tem duração de um ano e, periodicamente, poderá ser renovado, dependendo do interesse da instituição de ensino e da avaliação feita pela Secretaria da Educação. 

Para se inscrever no projeto as universidades devem procurar a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria com sede na Capital – avenida São Luís, 99, 15º andar – Centro – das 8h30 às 17 horas (segunda a sexta-feira). Ou pelo site http://escolapublica.fde.sp.gov.br. Atualmente, a Secretaria conta com 84 instituições de ensino conveniadas. 

Da Secretaria da Educação