Programa ‘Bandeira de Regularidade’ beneficia passageiros reduzindo tempo de espera nas plataformas

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ter, 15/05/2001 - 20h30 | Do Portal do Governo

O intervalo entre as viagens diminuiu, nos últimos meses, nas seis linhas operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, reduzindo o tempo de permanência dos usuários nas plataformas.

Esse é o resultado do programa ‘Bandeira da Regularidade’, implementado no final do ano passado e que faz parte de uma ampla remodelação dos sistemas de gestão da empresa.

Hoje, em média, os trens da CPTM cumprem, com variação menor do que 15%, os horários pré-estabelecidos para as suas viagens. Antes, a variação no cumprimento dos horários chegava, em algumas linhas e em alguns períodos do dia, a cerca de 70%.

A ‘Bandeira da Regularidade’ foi adotada após a descentralização operacional das linhas da CPTM e que criou três coordenadorias regionais, unidades responsáveis diretas pela produção das viagens que, hoje, transportam cerca de 1 milhão de pessoas/dia.

Essas coordenadorias regionais, instaladas em Presidente Altino, Luz e Brás, passaram a gerir, à beira dos trilhos, todo o complexo de ações administrativas, operacionais e técnicas que resultam em viagens rápidas, seguras e confortáveis para os usuários.

Como primeira providência foi empreendida a tarefa de fazer com que as viagens viessem a cumprir os horários estabelecidos para cada linha e para cada período do dia. Com a adesão de todo o corpo funcional da empresa, e
com a adoção de algumas medidas emergenciais, as metas foram alcançadas em curto espaço de tempo.

A conquista da regularidade, segundo os coordenadores operacionais, é o primeiro e decisivo passo para a redução progressiva do intervalo entre as viagens. No momento, as principais linhas da CPTM trabalham, nas horas de pico, com intervalos de 7 minutos, com previsão de redução ao longo do tempo.