Programa ambiental aprova 80% dos ônibus intermunicipais

Região Metropolitana de São Paulo teve 708 veículos inspecionados

sex, 26/06/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU-SP), controlada pelo Governo Estadual, criou em agosto de 2008 o Programa Conscientizar. O projeto mede a emissão de fumaça preta dos 15 mil ônibus e micro-ônibus que operam o serviço regular e de fretamento nas regiões metropolitanas do Estado. Nos seis primeiros meses de 2009, a entidade inspecionou 1.050 veículos e aprovou 80% deles.

O objetivo do programa é informar as operadoras sobre a necessidade de manter os motores dos ônibus regulados e, consequentemente, reduzir a emissão de poluentes no sistema intermunicipal metropolitano. O Conscientizar já averiguou mais de 1,9 mil veículos.

Na Região Metropolitana de São Paulo, foram inspecionados 708 veículos de janeiro a junho deste ano. Destes, 75% foram aprovados no Programa. O resultado foi ainda melhor na Região Metropolitana da Baixada Santista que, nos seis primeiros meses do ano, teve 470 ônibus checados e 90% de aprovação. Na Região Metropolitana de Campinas, foram inspecionados 51 ônibus – 39 estavam de acordo com a regulamentação ambiental.

A inspeção dos ônibus é feita com o uso do opacímetro – aparelho usado para medir a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitida por veículos a diesel. A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado.

Em caso de constatação de irregularidade, a empresa tem o prazo de sete dias a partir da data de inspeção para se adequar ao nível de emissão permitido e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização. Até maio de 2009, todos os ônibus e micro-ônibus reprovados foram regularizados.