Programa ajuda prevenir lesão muscular em equipe de obras

A ação envolve exames e avaliações físicas

seg, 26/03/2007 - 13h55 | Do Portal do Governo

A Concessionária de Rodovias TEBE S/A implantou um programa de prevenção de lesões musculares direcionado para equipe que atua na área de obras da empresa.

A ação, desenvolvida em parceria com o curso de fisioterapia da Fafibe, envolve exames e avaliações físicas e tem como objetivo detectar eventuais problemas de postura que possam ocasionar danos à saúde dos trabalhadores.

Na primeira etapa do programa, os funcionários participam de uma avaliação postural, realizam exames de flexibilidade das cadeias envolvidas no tronco e membros inferiores e fazem um levantamento sintomático por meio de uma anamnese (entrevista clínica sobre o histórico do paciente).

No dia 19 foi realizado atendimento do primeiro grupo do setor de obras, formado por 17 funcionários, entre eles, os auxiliares de serviços gerais.

De acordo com o departamento de Recursos Humanos, o programa vem sendo desenvolvido há cerca de seis meses e contou também com o monitoramento dos trabalhadores durante as suas atividades.

Por meio desse monitoramento, das avaliações e dos exames, a direção da TEBE pretende avaliar os pontos que podem ser aperfeiçoados visando o bem-estar dos trabalhadores do setor de obras.

Ginástica laboral

O programa de prevenção de lesões musculares também conta com a realização de sessões de ginástica laboral, que tem como objetivo prevenir doenças de trabalho por meio da prática de exercícios físicos.

A atividade, que está em seu segundo ano, envolve um grupo médio de 20 funcionários do escritório central. As sessões ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, à partir das 8 horas, com duração de vinte minutos.

De acordo com o departamento de Recursos Humanos, a ginástica pode melhorar a qualidade de trabalho e de vida do funcionário por meio da promoção da integração aliada à prática de relaxamento.

Para obter outras informações sobre o programa de concessão na área administrada pela TEBE, localização e valores cobrados nas praças de pedágio, obras em andamento, serviços disponíveis aos usuários e projetos mantidos pela concessionária, acesse o site: www.tebe.com.br .

Da Secretaria dos Transportes