Programa Acessa SP inaugura 11 novos postos e chega a 242 unidades no Estado

Novas unidades ampliam atendimento em oito regiões e terão capacidade para realizar 40 mil atendimentos por mês

seg, 29/03/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Mais 11 postos do Acessa SP, programa de inclusão digital, vinculado à Secretaria de Gestão Pública, acabam de ser inaugurados. As novas unidades beneficiarão com acesso gratuito à internet banda larga moradores de oito regiões do Estado. No total, serão 122 novos computadores distribuídos para os municípios de Bebedouro, Bertioga, Borá, Braúna, Buritama, Guararema, Morro Agudo, Pirassununga, Reginópolis e São Paulo.

Os novos postos terão capacidade de realizar 40 mil atendimentos por mês. Desde 2007, o programa já contabilizou 242 unidades. Parte desse crescimento acontece devido ao Plano de Expansão, que tem a meta de atender a todos os municípios paulistas até o fim de 2010. Os pontos de acesso à internet oferecem ao cidadão a chance de estar conectado com a rede mundial de computadores.

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo. Desde sua fundação, em 2000, alcançou 44 milhões de atendimentos. Atualmente existem mais de 1,8 milhão de usuários cadastros. Ao todo, são 586 postos em funcionamento em 515 municípios, com 4,6 mil computadores e mais de 1,1 mil monitores. Nas unidades de acesso, cada internauta utiliza gratuitamente a internet banda larga por um período de 30 minutos. Nos locais, é possível fazer pesquisas escolares, trabalhar, imprimir trabalhos ou até mesmo se divertir.

Integração

Além do Acessa SP, outro projeto que permite acesso gratuito a internet é o Acessa Escola. A iniciativa promove a inclusão de alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual, e se torna uma ferramenta de apoio pedagógico. Ao todo, são cerca de mil salas de informática e 200 mil usuários cadastrados. Juntos, o Acessa Escola e Acessa SP superam a marca de 45 milhões de atendimentos.

Um dos pilares do Acessa SP é possibilitar e garantir gratuitamente o contato com as tecnologias da informação e comunicação. Há dois tipos de ambientes.

Os municipais estão localizados em bibliotecas municipais em parceria com as prefeituras. Já os Postos Públicos de Acesso à Internet (Popais) são parceria com secretarias e órgãos do Governo do Estado, como os postos do Poupatempo, os restaurantes do Bom Prato, terminais de ônibus da EMTU, estações de trens da CPTM e do Metrô, além de Secretarias de Estado, Centros de Integração da Cidadania (CICs) entre outros.

O Acessa São Paulo também desenvolve atividades importantes para a inclusão digital. Essas ações incluem a parceria com o Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, co-responsável por atividades desenvolvidas pelo programa. Promoção de ações presenciais e virtuais que possam contribuir para o uso da internet e de novas tetcnologias pelos cidadãos.

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria de Gestão Pública