Programa Acessa SP completa dez anos

Presente em 529 municípios, programa oferece ao cidadão acesso gratuito à internet

seg, 12/07/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, completa dez anos. Instituído pelo Decreto nº 45.057, de 11 de julho de 2000, o Acessa SP, que oferece acesso gratuito à Internet banda larga, possui 600 postos distribuídos em 529 municípios paulistas.  

Com 4,7 mil computadores e 1,2 mil monitores, o Acessa SP já realizou mais de 47 milhões atendimentos e tem 1,9 milhão de usuários cadastrados. Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso ao computador em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta obter uma nova senha e aguardar a vez. O usuário pode, por exemplo, fazer pesquisas escolares, procurar vagas de emprego, enviar e receber e-mails, acessar serviços de governo eletrônico, ou navegar em sites de relacionamento.

Realizada anualmente com o objetivo de avaliar o perfil dos usuários do programa, a pesquisa denominada Ponline, aponta em sua sétima edição que o principal público do Acessa SP é formado por jovens e cidadãos de baixa renda. Em um universo de 9.023 participantes, a amostragem assinala que 69% dos frequentadores dos postos têm até 24 anos.

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (68%) respondeu ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos. O número de usuários que trabalham é de 32% – queda de 4%. Estudam 64% dos respodentes. Quanto ao grau de instrução, 47% têm nível médio, 34% fundamental e 18% superior.

O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Da Secretaria de Gestão Pública