Programa Acessa SP amplia atendimento no interior

Novas unidades terão capacidade para realizar 9 mil acessos por mês

qua, 14/10/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Os municípios de Cordeirópolis, Pirassununga e Porto Ferreira receberão postos do programa de inclusão digital do governo paulista, o Acessa SP. Na sexta-feira, 7, o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, participou na prefeitura de Pirassununga da cerimônia de assinatura de convênios de implantação das unidades. 

A previsão é de que os postos iniciem o atendimento até dezembro de 2009. Pirassununga receberá o segundo posto do programa. Com dez computadores e capacidade para prestar 3,2 mil atendimentos por mês, a nova sala do Acessa SP no município vai atender na Avenida Padre Leo Landres, nº 1877, na Vila Guilhermina. O primeiro posto, que presta atendimento desde julho do ano passado, já realizou 20 mil acessos. A unidade possui oito computadores e funciona na Rua Romilda Victorelli, nº 1575, na Vila Redenção. 

Em Cordeirópolis, o Acessa SP vai atender na Avenida Padre Leo Landres, nº 1877, na Vila Guilhermina. A população terá o acesso gratuito à internet banda larga em oito computadores. O posto terá capacidade para realizar 2,6 mil atendimentos por mês. Já a unidade de Porto Ferreira, que vai dispor de dez computadores e terá capacidade para realizar 3,2 mil atendimentos, vai funcionar na Rua Francisco Prado, nº 565, no centro da cidade. 

Expansão  

A cobertura do programa de inclusão digital do Governo está sendo expandida e já atinge 70% do Estado. São 509 postos distribuídos em 450 municípios, com cerca de 4.000 computadores e 950 monitores. Instituído em 2007, o Plano de Expansão tem o objetivo de atender a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse. 

“Vivemos na sociedade do conhecimento e sabemos o quanto é importante oferecer ao cidadão o fácil acesso ao computador com internet banda larga, para que possa fazer pesquisas escolares, trabalhar e se divertir. Desta forma, o Governo assumiu o compromisso de ampliar o atendimento do programa Acessa SP”, afirma o secretário Beraldo. 

Vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o Acessa SP chega à marca de 1,7 milhão de usuários cadastrados. Em oito anos, o programa de inclusão digital já realizou mais de 40,6 milhões de atendimentos. 

Da Secretaria de Gestão Pública