Professores terão bolsa para mestrado e doutorado

Benefício será concedido por 24 meses para mestrado e 48 meses para doutorado

ter, 29/07/2008 - 10h19 | Do Portal do Governo

Os cerca de 230 mil professores, 5.500 diretores e 1.200 supervisores da rede estadual poderão concorrer a bolsas de mestrado e doutorado. O projeto da Secretaria de Estado da Educação, chamado Bolsa Mestrado, acaba de ser publicado no Diário Oficial do Estado e dará R$ 790 por mês a professores selecionados para ganhar qualificação.

Todos os professores podem concorrer, desde as regras sejam seguidas: não pode haver acúmulo de cargo ou recebimento de outro tipo de incentivo por meio de bolsa (de qualquer órgão). Os interessados devem ter projeto aprovado pela universidade, na área de sua atuação na rede estadual (por exemplo, estatística para professores de matemática), e pela Secretaria. É preciso ser membro do Quadro do Magistério e ser efetivo e estável (ter passado pelo estágio probatório).

Inicialmente são 700 vagas disponíveis. A Secretaria ainda publicará no Diário Oficial do Estado a regulamentação da Bolsa Mestrado, com, por exemplo, datas e formas de inscrições. O tempo dedicado pelo servidor ao mestrado ou doutorado deve ser mantido em seguida na rede estadual: se o professor, por exemplo, estudar por dois anos, deve ficar na rede por pelo menos dois anos após a conclusão.

O servidor que conseguir o benefício deve concluir o mestrado em até 24 meses, prorrogáveis por mais seis. A bolsa de doutorado tem a validade de 48 meses, prorrogáveis por mais seis.

“Queremos que o resultado chegue aos alunos. A melhoria da aprendizagem passa pela capacitação e pelo incentivo ao estudo dos professores. Temos uma clara política de valorização do professor”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Saiba mais

Quem pode participar: 230 mil professores, 5.500 diretores e 1.200 supervisores

Valor da bolsa: R$ 790

Número de vagas: inicialmente, 700

Tipos de bolsas: mestrado e doutorado

Condições: não pode haver acúmulo de cargo ou recebimento de outro tipo de incentivo por meio de bolsa (de qualquer órgão).

Prazo do benefício: 24 meses, prorrogáveis por mais seis, para mestrado;  48 meses, prorrogáveis por mais seis, para doutorado

Da Secretaria da Educação