Professores têm aulas de Internet Segura a partir desta quarta

Curso capacita docentes para promover o uso responsável da web entre os alunos

qua, 21/03/2012 - 9h06 | Do Portal do Governo

A Internet é uma ferramenta indispensável no aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Mas também pode ser um ambiente de risco quando mal utilizada. Capacitar os professores para orientar os alunos a circular pelo universo virtual com segurança é o objetivo do curso “Internet Segura. Bom para Você!”. A partir desta quarta-feira, 21, seis mil professores da rede estadual participarão das aulas promovidas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP).

O curso é oferecido inteiramente à distância, com atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAP, por meio do site da instituição. O conteúdo é dividido em cinco módulos: Internet como ela é; como navegar com segurança pela Internet; navegação segura: uma discussão a ser ampliada e aprofundada nas escolas; guias e manuais e avaliação.

“Existe uma tendência internacional que defende a capacitação dos professores para lidar com a segurança das crianças na internet. Estudos mostram que os professores são as primeiras pessoas a quem elas recorrem quando têm dúvidas”, explicou o diretor de tecnologia da informação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)Adriano Mauro Cansian.

Ineditismo

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo é a única do Brasil que tem um programa desse tipo. Segundo Adriano Cansian, o professor é peça fundamental pra proteger a criança na vida digital. Essa é a segunda edição do curso, que no semestre passado capacitou mil educadores da rede estadual. A formação segue até maio.

Do Portal do Governo do Estado