Professores são preparados para ensino sobre sexo nas escolas estaduais

Capacitação aborda temas como gravidez, prevenção e Aids nos dias 15 e 16

qua, 10/10/2007 - 14h17 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação resolveu treinar professores para ensino de educação sexual nas escolas estaduais. É o projeto “ Prevenção Também se Ensina” . Em 15 e 16 de outubro, de manhã (a partir das 8h30) e à tarde, profissionais de 18 Diretorias de Ensino serão capacitados para multiplicar conhecimentos sobre o assunto em suas regiões, para professores, que, assim, poderão responder dúvidas e esclarecer alunos.

Os profissionais serão capacitados para abordar questões como gravidez na adolescência, prevenção e Doenças Sexualmente Transmissíveis, como Aids. Cada profissional receberá um kit com livros para formação dos professores. A parceria, da Educação estadual (via Fundação para o Desenvolvimento da Educação) com a Secretaria de Estado da Saúde (via programa Estadual DST/Aids), é um dos fundamentos para a redução de gravidez na adolescência, que a cada ano cai em São Paulo ( veja abaixo ).

As regiões com profissionais treinados neste módulo são: Caieiras, Carapicuíba, Diadema, Franca, Guarulhos Norte, Guarulhos Sul, Itaquaquecetuba, Jacareí, São Joaquim da Barra, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São Roque, Suzano e Taboão da Serra.

“ Muitos alunos já chegam à escola com informações, algumas erradas, outras distorcidas. Há os que têm dificuldade de conversar sobre sexo em casa, uma grande parte por timidez. Às vezes, falta informação até mesmo para os adultos”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A capacitação acontecerá no Centro de Capacitação de Educadores Professor André Franco Montoro_ rua João Ramalho, 1546- Perdizes, zona leste da capital.

Queda nas taxas – A gravidez entre jovens menores de 20 anos caiu 29% no Estado de São Paulo. Também houve redução de 29,7% na faixa etária dos 10 aos 14 anos. Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, compararam os números de 1998 com os de 2005. A capital paulista teve um desempenho melhor que a média do estado na faixa etária de até 19 anos: o índice de grávidas baixou 30,5%, caindo de 36.820 em 1998 para 25.569 no ano passado. Entre 10 e 14 anos, a queda foi de 24,6%. O mapeamento demonstrou que gestação na adolescência diminuiu gradativamente.

Da Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)