Professores esclarecem dúvidas de português e matemática na Estação Brás

Projeto "Tira Dúvidas" funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas

sex, 19/02/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

Levar conhecimento ao usuário. É este o objetivo do projeto “Tira-Dúvidas”, que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e a CPTM estão implantando em parceria com a Estácio/UniRadial. Desde quinta-feira, 18, dois professores (mestres e doutores) de matemática e português, estão num stand instalado ao lado da biblioteca Embarque na Leitura, no Espaço Cultural da Estação Brás, para tirar as dúvidas dos usuários sobre as duas disciplinas. Eles ficarão sempre de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas.

A ideia é expandir o “Tira-Dúvidas” para outras estações da CPTM e do Metrô. O projeto passou por uma fase adaptação entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro, quando foram colocados, experimentalmente, dois professores para atender aos usuários em um espaço provisório na estação do Brás. Os mestres ficaram à disposição dos usuários das 14 às 18 horas.

A “sala de aula” da CPTM tem um espaço de 50 m² e conta com mesas e computadores com acesso à internet, que ficam à disposição dos professores. Para usar o serviço, a pessoa precisa apenas se dirigir até o stand, sem nenhum agendamento prévio e expor sua dúvida ao professor. Este é mais um serviço que a CPTM oferece ao usuário do sistema metro-ferrovíario, uma forma mais simples e rápida de tirar dúvidas sobre temas como a fórmula de Bhaskara e a Nova Ortografia.

A CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM foi criada em 1992 e hoje atende a cerca de 2,1 milhões de passageiros. A Companhia está passando por uma série de transformações na qualidade dos seus serviços, com recursos do Plano de Expansão (2007-2010), projeto do Governo do Estado de São Paulo, que está investindo R$ 21 bilhões para CPTM, Metrô e EMTU. Trata-se do maior investimento no setor já feito no País. Um dos principais objetivos é quadruplicar a rede sobre trilhos com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 km para 240 km (160 km na CPTM), uma antiga reivindicação da população.

A Estácio

Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio é controlada pelos sócios fundadores e por fundos administrados pela GP Investments. Com atuação no setor de ensino superior desde 1970, a empresa possui, hoje, cerca de quatro mil funcionários administrativos, um corpo docente de oito mil professores e mais de 200 mil alunos matriculados. Formada por Universidades, Centros Universitários e Faculdades – entre eles a Estácio/UniRadial – , a instituição está presente em 32 cidades de 16 estados do país e na América Latina. Com um total de 76 unidades, a Estácio oferece diversos cursos presenciais e à distância de Graduação Tradicional e Graduação Tecnológica nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas; cursos de Pós-graduação Lato Sensu; cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado [Direito, Educação e Odontologia], além de vários cursos de especialização.

Da CPTM