Professores enviam três mil sugestões para mudar currículo

Site da Secretaria da Educação acolhe idéias para planejamento das atividades de 2008

sex, 14/12/2007 - 8h11 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação recebeu, em um mês e meio, cerca de 3 mil idéias de professores para elaboração das propostas curriculares de 2008. A partir do próximo ano os professores terão, pela primeira vez, um guia para seguir em sala de aula, auxílio expressivo para melhorar a qualidade da educação.

Professores, diretores e supervisores enviaram sugestões. A secretaria vem reunindo, mais ou menos há de três meses, 40 dos maiores especialistas do Brasil em expectativas de aprendizagem. O objetivo é formular propostas a serem seguidas em sala de aula por todos os educadores da rede estadual, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e no ensino médio (o guia para 1ªa 4ª série está sendo finalizado).A proposta curricular atende à antiga reivindicação dos professores, especialistas e famílias. Será uma base para, juntamente com os livros didáticos, direcionar o dia-a-dia em sala de aula. 

Participação contínua – Em fevereiro de 2008, quando ocorrerem as atividades de planejamento escolar, os documentos referentes às propostas curriculares – acompanhados de seus princípios e diretrizes – estarão em todas as escolas. A participação dos professores será contínua, assim como a elaboração das propostas. Como os cadernos serão produzidos por bimestre, ao longo de 2008 poderão ser ajustados e revisados, a partir das experiências de implantação dos professores.

Os documentos serão acompanhados de cadernos para os professores de todas as disciplinas e séries referentes aos conteúdos do primeiro bimestre e de cadernos dirigidos aos gestores. Este material e vídeos curtos por disciplina, acessíveis pela Internet aos professores na própria escola, deverão subsidiar e orientar as atividades do planejamento do ano que vem. 

SERVIÇO

Pelo site www.educação.sp.gov.br, link São Paulo Faz Escola, a Secretaria da Educação abriu consulta para as propostas. Acesso aos formulários é feito por um código que cada escola estadual tem. Educador poderá relatar num formulário suas experiências de sucesso em sala de aula . 

Da  Secretaria da Educação