Professores enviam 3 mil idéias para propostas curriculares

Planos podem ser enviados para o site da Secretaria da Educação

qui, 06/12/2007 - 10h56 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação recebeu em um mês e meio cerca de 3 mil idéias de professores para elaboração das propostas curriculares de 2008. A partir do próximo ano os professores terão, pela primeira vez, um guia para seguir em sala de aula, auxílio expressivo para a melhoria da qualidade da Educação paulista.

Pelo site www.educacao.sp.gov.br ,no banner São Paulo Faz Escola, a Secretaria decidiu abrir a consulta para as propostas a toda a rede. Professores, diretores, supervisores, enfim, educadores paulistas enviaram suas sugestões. A Secretaria vem reunindo, há cerca de três meses, 40 dos maiores especialistas do Brasil em expectativas de prendizagem.

O objetivo é exatamente formular propostas a serem seguidas em sala de aula por todos os professores da rede estadual, de 5ª a 8ª série e no Ensino Médio (o guia para 1ª a 4ª já vem sendo finalizado).

A proposta curricular atende uma antiga reivindicação dos professores, especialistas e famílias. Será uma base para, em conjunto com os livros didáticos, direcionar o dia-a-dia em sala de aula. O acesso aos formulários (login) é feito por um código que cada escola estadual tem (CIE). O educador poderá relatar em um formulário suas experiências de sucesso em sala de aula.

“As sugestões de professores são fundamentais para a formulação das propostas curriculares. É importante a participação de toda a rede de Educação do Estado”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Em fevereiro de 2008, quando ocorrem as atividades de planejamento escolar, os documentos referentes às propostas curriculares, acompanhados de seus princípios e diretrizes, estarão em todas as escolas. A participação dos professores será contínua, assim como a elaboração das propostas. Como os cadernos serão produzidos por bimestre, ao longo de 2008 poderão ser ajustados, revisados, a partir das experiências de implantação dos professores.

Serão acompanhados de Cadernos para os Professores de todas as disciplinas e séries referentes aos conteúdos do 1º bimestre e de Cadernos dirigidos aos gestores. Este material e um conjunto de vídeos curtos por disciplina disponibilizados por streaming (acessíveis pelos professores na própria escola) deverão subsidiar e orientar as atividades do planejamento 2008.

Mais mudanças

Além das propostas curriculares, a Secretaria prepara uma série de mudanças para o Ensino Fundamental o Ensino Médio paulista. O Ensino Médio terá diversificação curricular, inclusive com oferta de ensino profissionalizante. A idéia da Secretaria não é oferecer conteúdos a serem ensinados, mas fornecer uma expectativa de aprendizado para os alunos.

Da Secretaria da Educação